Teve início nesta sexta-feira, 26, e segue até domingo, 28, a VI Festa Camponesa de Rondônia, realizada no município de Jaru, no Centro de Pastoral Paroquial.
Fonte: CPT com informações do MPA e da Equipe de Comunicação da VI Festa Camponesa
Imagens: Henrique Silva / Cobertura Colaborativa
Já tradicional e aguardado no estado, o evento é organizado por movimentos sociais que compõem a Via Campesina, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Movimento de Pequenos Agricultores (MPA).
A cidade de Jaru recebe camponeses e camponesas de todo o estado de Rondônia, que trazem consigo toda a animação, mística e energia dos movimentos do campo. O festejo tem como objetivo, entre outras coisas, promover a integração entre os povos do campo e da cidade e a troca de saberes.
Kelli Mafort, da coordenação nacional do MST, destacou, durante a abertura da festa, que “o governo [federal] de extrema direita que se instalou no Brasil incentiva o ódio de classe, contra mulheres, negros, LGBT’s e povos do campo, mas que na realidade seu temor é de que estes atores sociais se organizem, se mobilizem, e derrubem este projeto e construa as perspectivas de uma nova sociedade”.
A VI Festa Camponesa conta com a temática “Soberania Alimentar: Qualidade de Vida para o Povo Brasileiro”, o que ressalta a importância dos camponeses e camponesas para a troca de sementes, que são e é base de produção no campo.
A atividade conta com uma programação repleta de debates, alimentos saudáveis e muita cultura popular, além de oficinas, feiras e o tradicional café camponês. A dupla de violeiros Zé Mulato e Cassino também se apresentarão no evento.
Acompanhe mais informações sobre a festa através do facebook oficial do evento.
::. Confira mais imagens: