A coordenação Executiva Nacional da CPT expressa seu apoio à luta dos povos e comunidades tradicionais que se manifestaram em Brasília nos últimos dois dias, e repudia as ações violentas de repressão empreendidas contra eles. Leia na íntegra:
(foto: CIMI)
Aos indígenas, quilombolas, pescadores e pescadoras, quebradeiras de coco e outros membros da Articulação dos Povos e Comunidades Tradicionais
A Coordenação Nacional da Comissão Pastoral da Terra, CPT, saúda a justa luta de vocês nestes dias em Brasília e repudia a violência policial que os atingiu.
Alegra-nos a determinação de vocês de fazerem valer sua voz ante as mais altas esferas do poder público, sobretudo nesta hora em que tantos golpes se seguem ao golpe parlamentar-midiático que derrubou a presidenta eleita. Os que usurparam o poder acham que não devem satisfação a ninguém e com uma sanha voraz tentam restringir ainda mais direitos historicamente conquistados. A ocupação que vocês fizeram do Palácio do Planalto foi uma demonstração da força que vocês têm para mostrar ao Brasil e ao mundo que vocês existem, têm dignidade, são portadores de direitos e não aceitam ser pisados. Mostrou também que na democracia o poder é do povo, antes que de governos, ainda mais ilegítimo.
Manifestamos todo nosso apoio e solidariedade a vocês diante do desrespeito com que vocês vêm sendo tratados, em especial, ontem, 23, à entrada da Câmara Federal, quando tentaram assistir à reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a Funai e o Incra, algo de interesse direto e direito de vocês. Ficamos sabendo que vocês foram enxotados com spray de pimenta, que afetou e adoeceu crianças inclusive. Hoje pela manhã, a Polícia Militar e de Choque, ao barrar e revistar os ônibus e impedir-lhes o acesso à Esplanada dos Ministérios, tenta intimidar e fazer vocês desistirem. Vocês não desistiram! Com vocês estão a força do bem e do direito e o apoio da maioria da nação brasileira, aviltada por tantos golpes e carente de reações à altura!
Estamos com vocês nesta luta, que não é de hoje nem vai ser resolvida amanhã. É histórica e vai ser longa, uma conquista passo a passo, sem esmorecimento, e vitoriosa. Temos a certeza – e vocês também a tem – de que com vocês estão as forças do alto, do Deus de Jesus, que sempre esteve ao lado dos pobres, dos Orixás e dos Encantados!
Goiânia, 24 de novembro de 2016.
Coordenação Executiva Nacional da CPT