Mais de 250 pessoas participaram do evento, que aconteceu na zona rural de Friburgo, no Rio de Janeiro. Estiveram presentes agentes pastorais, povos do campo, representantes de universidades e outros. Confira:
(Por Marcelo Cavalcanti, CPT Campos dos Goytacazes-RJ)
Nas frias montanhas da Serra Fluminense, zona rural do município de Friburgo, no Rio de Janeiro, importante região histórica de pequenos agricultores, foi realizado o IV Encontro Estadual da Articulação Fluminense de Educação do Campo, neste último sábado (22). O evento foi marcado pela grande diversidade dos povos do campo e das águas, como o povo caiçara da Praia do Sono, no sul fluminense, região de históricos conflitos agrários.
Participaram do Encontro Adriana Lessa, da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, Marcelo Cavalcanti, da CPT Campos dos Goytacazes – RJ, e Marília Campos, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que fez uma análise de conjuntura sobre a Educação no Campo. O encontro reuniu cerca de 250 pessoas entre agentes pastorais, caiçaras, quilombolas, assentados, pequenos agricultores, educadores, pesquisadores, técnicos da SEEDUC-RJ, representantes de universidades e movimentos sociais do campo.
“Os gestores públicos nos invizibilizam, mas somos teimosos e resistentes, viemos para o Fórum Fluminense de Educação do Campo para trocar experiências e partilhar nossos saberes”, disse Bete Campos, da Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia. “Chegar ao IV FOFEC é alimentar nossa esperança por dias melhores”, completou ela.
Na parte da manhã, os conflitos pela terra foram relatados pelos camponeses e pesquisadores, como o caso da Barragem de Guapiaçu, as desapropriações dos pequenos agricultores do V distrito de São João da Barra, a incerteza de continuidade dos educandos das Licenciaturas em Educação do Campo da UFRRJ e ISEPAM/FAETEC RJ e, ainda, de algumas conquistas como a Escola Quilombola do Bracuí, em Angra dos Reis.
O período da tarde foi marcado pela fala da juventude camponesa e um panorama da educação do campo no estado, realizado pela professora e pesquisadora Marília, e um por representante da SEEDUC-RJ.
Ao final do encontro foram eleitos novos secretários do Fórum Fluminense de Educação do Campo (FOFEC) por região, a agenda e a elaboração da Carta de Friburgo que será divulgada no blog do Fórum.