A II Mostra Socioambiental do Araguaia e a I Feira de Economia Solidária foram realizadas no último sábado, dia 14 de junho, na Feira Municipal de São Félix do Araguaia (MT).
(AXA e fotos Cláudia Araújo - CPT Mato Grosso)
O evento é uma organização da Associação de Educação e Assistência Social Nossa Senhora da Assunção (ANSA) e Organização Ecossocial do Araguaia (OECA), com o apoio da AXA, Articulação Xingu Araguaia, da qual a CPT Mato Grosso faz parte.
A II Mostra Socioambiental do Araguaia e a I Feira de Economia Solidária contou com apresentações culturais, música regional, além de comidas típicas e venda de produtos da agricultura familiar e artesanatos, bem como mudas e sementes nativas do cerrado. Vários grupos da região do baixo Araguaia estavam presentes, entre eles os indígenas Xavante.
Para Cláudia Araújo, da CPT Mato Grosso, “a iniciativa da Ansa é muito importante ao mostrar os resultados da produção dos assentamentos, das chácaras urbanas, dos projetos que eles vêm executando nos assentamentos através de um projeto socioambiental, e ainda abarcar o trabalho desenvolvido pelas outras instituições no projeto de restauração de APP e produção de casadão (agrofloresta). Desde a I Mostra, realizada ano passado, a CPT já indicou grupos com quem trabalha como o grupo de mulheres – Amas, de Canabrava do Norte, que produz artesanatos e doces, licores de frutos do cerrado e neste ano foi indicado mais um grupo - nascente da Bordon, do PDS Bordolândia. Na mostra desse ano teve, também, a participação das entidades da AXA, (ISA, OPAN, CPT,ATV). Esse momento é rico em saberes populares, troca de experiências e todo o público tem noção do que agricultura camponesa produz”.