A 19ª edição da feira completa 10 anos de realização. E é com festa que a Comissão Pastoral da Terra comemora o sucesso desse importante evento já consolidado no calendário do trabalhador maceioense.
Ontem (16/10) pela manhã, na abertura, o cantador de aboio anunciou a chegada do jubileu do trabalhador rural, um momento de celebração, da apresentação para a sociedade do fruto de trabalho e luta camponesa.
Estiveram presentes na cerimônia de abertura o deputado estadual, Ronaldo Medeiros, o secretário de articulação política do Governo de Alagoas, Claudionor Araújo, o sindicalista e representante da CUT, Izac Jackson, a superintendente do INCRA, Lenilda Lima, o Secretário de Agricultura de Alagoas, José Marinho Junior, o representante do MLST, Josival Oliveira (Val), o coordenador regional da CPT, Carlos Lima e os verdadeiros protagonistas da Feira, os trabalhadores rurais representantes das diversas regiões do Estado.
Em diversas falas foi enfatizada a importância da reforma agrária. Para Lenilda Lima, superintendente do INCRA, “A reforma agrária significa alimento sadio e segurança alimentar. Um país grande é aquele que distribui terras e acaba com as desigualdades sociais”.
José Marinho Junior, Secretário de Agricultura de Alagoas, completou:
“Essa feira demonstra a capacidade do homem e da mulher do campo de como se produz bem e com qualidade, mesmo nas condições mais adversas. Parabéns pela competência na produção”.
Os representantes da CPT e do MLST aproveitaram o momento para cobrar do poder público mais investimento na reforma agrária, educação no campo, moradia, saneamento, entre outros direitos ao qual o trabalhador rural deve ter. “A gente tem feito um esforço de diálogo com os governos para garantir que o campo seja um lugar bom para viver”, afirmou Carlos Lima, coordenador da CPT.
Com a chegada da noite, a animação dos trabalhadores deu o tom da festa. Subiram ao palco Diogo Rosa e Kleber Canto, tocando músicas diversas de MPB, samba, forró. Hoje, quinta-feira, as atrações culturais começarão mais cedo. A partir das 18h30, a Capoeira Palmares fará uma grande roda trazendo um pouco da cultura negra para a feira. Em seguida, haverá Forró Nó Cego e o cantor de MPB Guila Gomes.
Na sexta, encerrando o evento, haverá um grande encontro de sanfoneiros. Xameguinho, Tião Marcolino, Joelson dos 8 baixos, Edgar dos 8 baixos e Irineu farão uma grande brincadeira para todos se divertirem ao som do bom e tradicional forró e fechando a noite, Pinóquio do Acordeom. Ainda sexta, será realizado o bingo de um carneiro, as cartelas estão à venda no local.