De 16 a 19 de outubro, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) realizará na Praça da Faculdade, em Maceió, a 19ª edição da Feira Camponesa. Com o lema “Plantar, colher e repartir”, a Feira trará alimentos saudáveis para a mesa do maceioense. A abertura oficial será às 8 horas com um café camponês oferecido aos companheiros da luta, sindicalistas, amigos e autoridades. Produtos orgânicos da reforma agrária serão comercializados a preço popular.
(CPT Alagoas)
A Feira contará com 120 feirantes vindos do litoral norte, da zona da mata e do sertão. “Serão comercializadas mais de 250 toneladas de alimentos agroecológicos produzidos pela agricultura familiar nas áreas de reforma agrária”, afirmou agrônoma e coordenadora da CPT, Heloísa Amaral.
Macaxeira, banana, laranja, abobora, feijão, batata-doce, fava, galinha de capoeira, ovo de capoeira e mel são alguns dos produtos que estarão à venda a preço popular. O público poderá também comprar farinha e beiju feito na hora, produzido pela a tradicional Casa de Farinha que será montada na praça.
Além disso, o maceioense poderá comer a mais autêntica comida regional servida nos três horários no Restaurante Camponês e dançar todas às noites ao som do forró pé-de-serra e MPB. “Queremos repetir o sucesso que a Feira Camponesa tem consolidado”, completou Heloísa.
Se o campo não planta a cidade não janta
O evento da CPT, além de trazer alimentos livres dos agrotóxicos, é também uma afirmação que a Reforma Agrária precisa de mais investimentos. “Apesar do abandono com que os governos tratam a reforma agrária, os camponeses lutam, plantam e produzem”, afirmou Carlos Lima, coordenador regional da CPT.
“É preciso democratizar a terra, a monocultura da cana-de-açúcar não alimenta o povo trabalhador. A reforma agrária sim, produz alimentos, gera trabalho e renda”, concluiu Lima, convidando a toda sociedade a ir à feira e apoiar a luta da pastoral da terra.
Serviço:
19ª Feira Camponesa
16 a 19 de outubro de 2013
Praça da Faculdade (Prado), Maceió
Das 6h às 23h
Programação Noturna
Quarta-feira
19h30 – Diogo Rosa
21h – Kleber Canto
Quinta-feira
18h30 – Capoeira Palmares
19h30 – Forró Nó Cego
21h – Guila Gomes
Sexta-feira
19h – Encontro das Sanfonas (Xameguinho, Tião Marcolino, Joelson dos 8 baixos, Edgar dos 8 baixos e Irineu)
20h30 – Bingo de um carneiro
21h – Pinóquio do Acordeon
Mais informações:
Carlos Lim (82) 9137-6112
Heloísa Amaral (82) 9341-4025
Ésio Melo (ASCOM) (82) 9913-8847