Cerca de dez mil agricultores do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), do movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), fizeram nesta terça-feira, dia 30 de março, mobilizações em agências do Banco do Brasil e do Banrisul em 18 municípios do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo das ações é cobrar do governo estadual e federal medidas para que os agricultores possam continuar no campo.
Os principais pontos de reivindicação dos agricultores são:
1 – PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS - Um salário mínimo por família por mês, para cada família camponesa, por propriedade, lote ou posse que faça a preservação ambiental.
2 – DIREITO DE VENDER OS PRODUTOS DA TERRA – Mudanças nas leis sanitárias que impedem e reprimem a venda direta dos produtos dos pequenos agricultores.
3 – REBATE DE R$ 10.000,00 NAS DÍVIDAS DOS PEQUENOS AGRICULTORES
4 – CRÉDITO SUBSIDIADO PARA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS PARA QUEM FAZ PRESERVAÇÃO DA NATUREZA
5 – TERRA PARA OS CAMPONESES SEM TERRA OU COM POUCA TERRA
As ações aconteceram na capital gaúcha e nos municípios de Palmeira das Missões, Frederido, Santa Cruz, Irai, Três Passos, Cangoçú, Arroio Grande, Pinheiro Marchado, Candiota, Piratini, Livramento, São Tiago, Tupã, Augusto Pestana, São Miguel, São Luiz e Sarandi.