Com informações da CPT Ceará
Fotos: CPT Ceará
Nos dias 05 a 07 de abril de 2024, a Comissão Pastoral da Terra do Ceará realizou sua XXVII Assembleia Regional Ordinária. O encontro ocorreu na pousada Tremembé, na cidade de Icapuí (CE) e teve como objetivo realizar análises da conjuntura, definir as ações do próximo triênio (2024-2027) e eleger a nova coordenação executiva da regional. A assembleia utilizou o método “ver, julgar e agir” para aprofundar o olhar para a ação pastoral da CPT e definir prioridades dos próximos anos, com a pactuação de estratégias, linhas e pistas de ação da Pastoral no Ceará.
A atividade reuniu 40 participantes, de sete equipes diocesanas da CPT Ceará, além de entidades parceiras das lutas na defesa da terra, das águas, florestas, territórios e dos direitos sociais. Foram eleitos para a coordenação executiva os agentes Lucimar Dios de Oliveira, do Assentamento Che Guevara Ocara; Maria Eliete da Silva, do Assentamento Nova Esperança Beberibe; e Francisco Silva “Chiquinho”, agente da Equipe CPT de Sobral.
“Foi um momento de reflexão, avaliação, planejamento e celebração. De fazer memória da caminhada, começando a tecer as teias do congresso de 50 anos da CPT, que coaduna com as comemorações dos 49 anos da Pastoral no Ceará”, conta Chiquinho. Para ele, a atividade foi muito proveitosa, reanimando as bases e redefinindo os rumos da regional, reafirmando a presença profética e a resistência da CPT.