Agentes discutiram a atual conjuntura e os desafios da regional em 2023, além do planejamento e metas para o próximo ano
Por Heloisa Sousa | CPT Nacional
Com informações da CPT de Sobral
Entre os dias 7 e 9 de dezembro foi realizado, em Maranguape (CE), o Encontro do Conselho Regional da CPT Ceará. Participaram representantes das Dioceses de Sobral, Itapipoca, Iguatu, Quixadá, Crateús, Limoeiro do Norte e Fortaleza.
Na ocasião, o grupo realizou análise de conjuntura social, política, econômica e eclesial, identificando as fragilidades da atuação da regional em meio às dificuldades encontradas. O momento foi também de apontar as perspectivas e o compromisso cada vez mais forte com a missão e a caminhada da CPT. Francisco “Chiquinho” Silva, agente da CPT de Sobral, explica que o encontro é importante para que a regional possa fazer uma pausa e corrigir os rumos, acolhendo quais os desafios em cada equipe e buscando alternativas para superá-los.
“Na ocasião, fizemos uma análise, a partir da pastoralidade, para que a gente possa continuar defendendo os direitos humanos, os direitos sociais, ouvindo as camponesas e camponeses. É um encontro importante, sobretudo, para que a gente possa continuar sendo sede na construção de um outro mundo possível, na defesa da terra, das águas e das florestas”, completa Francisco.
Em 2024, a regional Ceará terá seu foco de trabalho e de planejamento voltados para atividades como: juventude e comunicação popular; fortalecimento de ações voltadas para o combate ao trabalho escravo e também do trabalho com grupos de mulheres; incentivo às equipes para práticas de autocuidado e cuidado coletivo; e continuidade no exercício da profecia, como anúncio e denúncia por meio II Romaria da Terra e das Águas do Ceará, que ocorrerá no próximo ano e do lançamento do Caderno de Conflitos 2023. Foram deliberados e encaminhados, ainda, agendas para promover o melhor acompanhamento dos projetos financiados, por meio de reuniões técnicas de Planejamento, Monitoramento e Avaliação (PMA) com o apoio e assessoria da Coordenação Nacional.
Para o agente Claudiano Sobral do Nascimento, as reuniões do Conselho Regional são parte fundamental do acompanhamento e fortalecimento das nossas ações pastorais. “Neste ano de 2023, os desafios enfrentados para o desenvolvimento de nossas atividades estiveram presentes para muitos, mas quando paramos e olhamos tudo o que foi feito, as conquistas que tivemos, as dificuldades desaparecem”, conta.