Lançamento do livro será no próximo dia 12 de agosto, às 20:30 em São Félix do Araguaia
Na próxima quinta-feira, 12 de agosto, em São Félix do Araguaia - MT, um ano após o bispo Pedro Casaldáliga ter sido plantado à sombra de um pequizeiro, à beira do Araguaia, no cemitério dos Karajá, os primeiros moradores da díade, está para ser lançado o livro VENTOS DE PROFECIA NA AMAZÔNIA - os 50 anos da Prelazia de São Félix do Araguaia.
O livro foi escrito por Antônio Canuto que durante 26 atuou na Prelazia. Dividido em cinco partes, na primeira conta acerca da presença da igreja na região e seus primeiros contatos com indígenas, antes da chegada dos missionários claretianos, que assumiram a missão católica no Araguaia.
Na segunda parte o livro resgata a história da criação e instalação desta nova Prelazia, a nomeação e o ordenação de seu primeiro bispo, a carta pastoral Uma Igreja da Amazônia em conflito com o Latifúndio, a marginalização social e a repercussão da mesma. Também discorre sobre todo o processo de repressão e perseguição sofrido por esta igreja nos primeira década de sua existência, perseguição provinda dos governos militares da ditadura. O livro narra como a atuação desta Igreja com seu bispo incomodavam o Vaticano.
Na terceira parte, mostra como era a organização interna desta igreja, as equipes pastorais que reuniam bispos, padres, religiosas leigos e leigas todos com direito a voz e voto nas decisões, as assembleias do povo e a avaliação pastoral feita sobre o trabalho desta igreja.
A quarta parte é dedicada a tornar conhecida as ações desenvolvidas pela equipe pastoral – o jornal Alvorada, a preocupação com a saúde, que ia do atendimento às comunidades à organização para reivindicar melhor atenção dos poderes públicos. Mostra também como foi o trabalho desenvolvido na área da cultura como um instrumento para despertar a consciência da própria dignidade e luta pela defesa dos seus direitos. Além disso, todo o apoio e estimulo a organização popular, em sindicatos, associações e movimentos.
A quinta parte traz como foi o processo de sucessão do bispo Pedro. Com as polémicas que envolveram esta sucessão. E então outro passa a palavra aos bispos que que sucederam a Pedro, Dom Leonaro Ulrich Stneirert, de 2005 a 2011, Dom Eugenio Rixen, como administrador apostólico em 2011 e 2012, e Dom Adriano Cicocca Vasino de 2012 até os dias atuais.
Por fim a Carta Pastoral de Pedro Uma Igreja é reproduzida ao final, como anexo.
No posfácio, o doutor em História Sergio Coutinho e professor em Brasília, diz:
“No final de tudo, penso que Canuto se parece mesmo, com este livro, com o nosso primeiro “historiador cristão”: São Lucas. Pois após acurada investigação de tudo desde o princípio, também a ele pareceu conveniente escrever de modo ordenado, às ilustres e aos ilustres “amigas e amigos de Deus” que estão na Amazônia, para que pudessem verificar a solidez dos ensinamentos que receberam do profeta Dom Pedro Casaldáliga e dos(as) muitos(as) “confessores da fé” (mártires) na região.
Assim, como bem disse Peter Burke, a “função do historiador é lembrar a sociedade daquilo que ela quer esquecer”. A obra de Antônio Canuto cumpre muito bem esta função.”
Evento:
Lançamento do Livro “VENTOS DE PROFECIA NA AMAZÔNIA - os 50 anos da Prelazia de São Félix do Araguaia” de Antônio Canuto.
Quando: 12 de agosto, às 20:30
Onde: Prelazia de São Félix do Araguaia
Evento online: https://www.facebook.com/events/968237403961177/