Dom José Moura, bispo de Montes Claros (MG), fala sobre a importância da realização do III Congresso Nacional da CPT na cidade.
Na função de Presidente Nacional da CPT, Dom Ladislau Biernaski oficializou a abertura das atividades do III Congresso Nacional. Dom Ladislau destacou que “precisamos preservar e lutar por nossos territórios, os nossos irmãos indígenas e quilombolas também estão sendo ameaçados e não têm o direito à terra. Enquanto isso, muitos querem destruir a diversidade, investindo na produção de alimentos transgênicos e nas transnacionais”.
Ouça a Oração do III Congresso Nacional da CPT, criada por Dom Pedro Casaldáliga.
Izabel Braga Campos é irmã de José Campos Braga, o Zé de Antero, assassinado no dia 4 de fevereiro de 2009 na área de Fundo de Pasto de Areia Grande (BA). Ela denuncia a omissão do Poder Judiciário e da Polícia em investigar os crimes que vitimizam trabalhadores rurais.
Alvimar Ribeiro dos Santos, da CPT Norte de Minas traça um panorama da região, os conflitos causados pelos grandes projetos e a importância da região sediar o III Congresso Nacional da CPT.
Manoel Santana, da comunidade quilombola Charco, no município São Vicente Ferrer (MA) fala sobre o processo de conquista e reconhecimento do território do seu povo, destacando o apoio da CPT.
A pescadora Maria Nazareh da Silva sofreu diversas tentativas de expulsão por parte da Usina Trapiche nas ilhas de Sirinhaém. Ela e sua irmã são as últimas remanescentes de uma comunidade de 53 famílias de pesquadores expulsas pela usina.
Zacarias Ferreira da Rocha, da comunidade de Fundo de Pasto de Areia Grande, no município de Casa Nova, norte da Bahia, fala sobre o apoio da CPT aos trabalhadores da região. Desde os anos 80 eles vêm enfrentando as tentativas de grilagem de suas terras tradicionais por empresas do setor de agrocombustíveis.