COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

 

Destaque

Tecendo fios e construindo redes de resistência com os povos da Amazônia

Tecendo fios e construindo redes de resistência com os povos da Amazônia

A frase acima foi o tema do  Encontro da Grande Região Noroeste, que, conforme a organização interna da Comissão Pastoral da Terra (CPT), abarca os estados do Acre, Amazonas, Roraima, e Rondônia. Esses dizeres simbolizam e sintetizam muito bem o processo de rearticulação do trabalho conjunto dos regionais da Pastoral nesta região.…

Leia mais:

NOTA DE REPÚDIO DA CPT - “Ajudar a violência no campo” é o que quer o Presidente Bolsonaro

A diretoria e coordenação nacional da CPT vem a público manifestar seu repúdio em relação a declarações recentes do presidente Bolsonaro, de propor um projeto dando carta branca para a atuação de milícias no campo. De acordo com a Nota, "na sua fala o presidente reafirma mais de uma vez que a propriedade é sagrada, sem se atentar para a “função social da propriedade”, como reza a Constituição Federal (arts. 185 e 186). Deixa de lado, também, a forma como foram constituídas tais “propriedades”, muitas delas frutos de esbulho e violências contra os povos tradicionalmente ocupantes dessas terras, e outras tantas oriundas de grilagem". Confira:…

Leia mais:

Conflitos no Campo Brasil 2018

Conflitos no Campo Brasil 2018

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) torna públicos os dados de conflitos ocorridos no campo no Brasil no ano de 2018. Confira abaixo as informações:…

Leia mais: