Acompanhe as ações que a Campanha Nacional da CPT pela Erradicação e Combate ao Trabalho Escravo, junto a COETRAE e outras organizações, desenvolverão em várias cidades no marco do “Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo”, celebrado em 28 de janeiro.
No dia 28 de janeiro de 2004, os auditores-fiscais do Trabalho Eratóstenes de Almeida Gonçalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva, e o motorista do Ministério do Trabalho Ailton Pereira de Oliveira, sofreram uma emboscada e foram assassinados. O grupo atuava numa fiscalização na zona rural no município de Unaí (MG), investigando denúncias de exploração de trabalhadores. Em 2022 completam 18 anos desse crime que ficou conhecido como a “Chacina de Unaí”.
Confira a programação:
Ceará
RÁDIO ATITUDE - https://atitudepopular.com.br/
25/01 - 10h00 - Abertura: Programa Democracia no Ar Radio Atitude Popular;
MESA DE DEBATE
28/01 – 19h00 - Mesa de Debate Virtual sobre o Trabalho Escravo: As experiências concretas de prevenção e enfrentamento ao Trabalho Escravo no Ceará. Com a participação de representantes da CPT Ceará, Pastoral do Migrante e Pastoral Operária.
SEMINÁRIO ON-LINE
31/01 – 14h00 - Participação da CPT no II Seminário de Formação dos Operadores da rede de enfrentamento ao Trabalho Escravo: a importância de redes intersetoriais. Promoção: Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.
- Conheça mais sobre a Campanha Nacional da CPT pela Erradicação e Combate ao Trabalho Escravo, aqui
Tocantins
Além de uma reunião extra da COETRAE - TO (em modo virtual) na manhã do dia 28/01, várias ações locais são previstas no norte do Estado:
Em ARAGUAÍNA (TO)
- Panfletagem na BR no posto da PRF - dia 28/01 às 8h00 (Parceria com Casa da Capoeira)
- Panfletagem no Mercado Municipal de Araguaína, dia 29/01 às 7h30 (Parceria com Casa da Capoeira)
- Carro de Som e Divulgação pela rádio nos bairros de Araguaína, dias 27 e 28/01 (Rede RAICE)
Em NOVA OLINDA:
- Oficinas de formação sobre trabalho escravo com Mulheres e Jovens: Assentamento Remansão e Grupo de Mulheres da zona Urbana - Parceria com associação local
- Carro de Som e Divulgação pela rádio nos bairros de Nova Olinda, dias 27 e 28/01. (Rede RAICE).
Em ARAGOMINAS, MURICILÂNDIA e SANTA FÉ DO ARAGUAIA + comunidades de Cocalinho e Cocalândia – parceria CPT/Quilombolas
- Divulgação de mensagem com carro de som veiculada por pessoas e grupos da comunidade (quilombolas, jovens igreja, educação);
- Instalação de faixas nas principais ruas de cada cidade e comunidades adjacentes, com palavras de ordem elaboradas pela comunidade;
- Distribuição de panfleto de casa em casa, sem aglomeração, respeitando distanciamento, a cargo de jovens (grupos jovens das igrejas locais).
- Confira os dados parciais de Trabalho Escravo em 2021, aqui
Mato Grosso
Junto com a COETRAE - MT a CPT participa da exibição presencial do filme PUREZA, de Renato Barbieri no Cine Teatro Cuiabá, no dia 28/01 às 19h30.
Esta será a 1ª exibição pública do filme, produzido em 2019.
Foi pensado um lançamento com 300 pessoas, porém, com o avanço da COVID 19, esse número foi reduzido. Inicialmente também, foi pensado em realizar um seminário na parte da manhã, porém também foi cancelado.
A exibição do filme também havia sido programada para acontecer no dia 28/01 em Marabá (PA), São Luís (MA) e Belo Horizonte (MG), porém acabou sendo cancelada em função do novo surto de contaminação da Covid.
Pará
Belém
WEBINÁRIO “Trabalho Escravo no Estado do Pará: por que esse debate ainda se faz necessário?”
Data: 01 e 02 de fevereiro, das 19 às 20h30, realizado pela COETRAE-PA e com participação da CPT.
O evento será transmitido pelo canal do YouTube da SEJUDH Pará (secretaria de Justiça e Direitos humanos) - https://www.youtube.com/c/SEJUDHPa
Tucuruí
- Realização de entrevistas nas rádios Tucuruí e Itupiranga em alusão ao 28 de janeiro, sobretudo orientando aos ouvintes sobre o que TE e os mecanismos de como denunciar;
- Distribuição de materiais (panfletos) durante as celebrações nas comunidades, dias 29 e 30/01;
- Distribuição de materiais para mídias sociais, envolvendo parceiros (MPT, Prefeitura de Itupiranga e Diocese de Cametá)
- Instalação de faixas preventivas em pontos centrais da Cidade (Tucuruí e Itupiranga);
Rondônia
- Audiência pública com Procuradoria do trabalho sobre realidade do trabalho escravo no Brasil e no estado de Rondônia, com participação da equipe da CPT regional e membro da Campanha Nacional da CPT contra o Trabalho Escravo.
Data: 07 de fevereiro (programação ainda sendo definida com horário)
Maranhão
-
Dia 28/01 – 16h00 - A CPT Maranhão participará da 1ª Mesa de Experiências sobre Trabalho Escravo, promovida pela COETRAE - MA, com o tema “As mulheres no trabalho escravo contemporâneo”.
Acesso pelo YouTube:https://www.youtube.com/c/DireitosHumanosMaranhão