A Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio do Grupo de Pesquisa GeografAR, sediará, entre os dias 3 e 5 de julho, o II Simpósio Baiano de Geografia Agrária (SBGA). Ruben Siqueira, da coordenação nacional da CPT, participa hoje (03) pela manhã da mesa redonda “A geopolítica do/no campo brasileiro: espaço, poder, conflito”, juntamente com o geógrafo e professor aposentado da USP, Ariovaldo Umbelino.
(FAPEX)
Com a temática “Entre a teoria e a prática, articulações e resistências”, o evento reunirá, em Salvador, pesquisadores, professores, estudantes, militantes de diversos movimentos sociais do campo e profissionais de Geografia e áreas afins para discutir um pensamento social crítico sobre o espaço agrário brasileiro a partir das experiências de ensino, pesquisa e extensão, no âmbito das Universidades e de entidades parceiras que estudam e vivenciam o campo no Estado.
O II SBGA também tem por objetivo a troca de saberes e experiências para consolidar o Observatório da Questão Agrária na Bahia, idealizado no VII Simpósio Internacional de Geografia Agrária e no VIII Simpósio Nacional de Geografia, realizados em Goiânia, em 2015.
A programação inclui mesas-redondas, espaços de diálogos e práticas, grupos de trabalho e atividades culturais.
Mais informações podem ser obtidas no site: https://2sbga2017.ufba.br/