Pessoas de vários países estiveram reunidas, entre os dias 25 e 27 de setembro, na Escola Nacional Florestan Fernandes, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MST, em Guararema, São Paulo, para o Encontro Fé e Territórios. Confira o documento final:
46 pessoas, provenientes do Brasil, Equador, Colômbia, Canadá e Escócia, estivemos reunidos de 25 a 27 de setembro de 2015, na Escola Nacional Florestan Fernandes, do MST, em Guararema/SP, no encontro Fé e Territórios: “A força da fé na ação direta de defesa dos territórios”.
Somos indígenas, afrodescendentes e campesinos, lideranças de comunidades de resistência, construindo propostas desde as nossas bases; representantes de organizações eclesiais de diversas denominações e organizações de apoio e solidárias. Nos une a indignação diante da injustiça e o compromisso de construir um mundo melhor, no qual possamos conviver em harmonia social e ambiental em nossos territórios.
Compartilhamos casos específicos de comunidades indígenas, negras e camponesas atingidas pela mineração, agroindústria, obras de infraestrutura e vítimas da concentração de terras. Sentimos a dor da Mãe Terra nos testemunhos das vítimas de empresas transnacionais e dos governos, que impõem a nossos povos um modelo de desenvolvimento destruidor das vidas do planeta. Manifestamos nosso repúdio ao sistema que põe os interesses econômicos e o direito de propriedade acima da vida humana, dos animais, dos campos, dos mares, da agua, das plantas. Manifestamos nossa rejeição à pratica dos estados nacionais de promover um modelo de desenvolvimento destruidor, baseado na falsa idéia de que os grandes projetos são a única fonte de riquezas.
Compartilhamos ainda, e nos inspiramos mutuamente, nas experiências exitosas de ações diretas não violentas de retomada dos territórios no Brasil, Equador e Colômbia. Essas práticas dos povos têm sido implementadas em momentos em que os estados, apoiados em instrumentos inoperantes do sistema de justiça, negam o direito dos povos de acesso aos territórios e a seus bens naturais e apoiam os interesses das empresas nacionais e internacionais que acumulam terras e as destinam à mercantilização. A vida humana, dos animais, de todas as espécies tem nos levado a romper a fronteira que nega os direitos, a fim de conquistá-los pela ação direta dos povos.
Neste encontro, nos serviu de inspiração a teologia dos povos indígenas, na qual os espíritos das águas, dos ventos, dos campos, dos rios, das montanhas animam as ações de proteção da Mãe Terra. Nesta rica teologia, nosso Deus é uma “Grande Senhora”, criadora de tudo. É uma deusa, inspiradora e protetora.
Constatamos com imensa dor a destruição da religiosidade africana em anos de imposição de outras religiosidades. Contudo, vemos com esperança a retomada que alguns afrodescendentes estão fazendo de suas raízes religiosas, onde também a divindade feminina se revela em todas as coisas.
Insistimos na necessidade de voltar às fontes do Novo e Antigo Testamentos, onde Deus está comprometido com as pessoas empobrecidas, com a justiça distributiva, onde a terra é considerada como um dom, uma herança que não pode ser concentrada, destruída e mercantilizada. Desde esta profunda convicção, a verdadeira teologia tem que basear-se no amor e na solidariedade com as pessoas empobrecidas, excluídas e vitimadas.
Estamos construindo um pensamento e práticas onde o saber teológico dos povos, vítimas do modelo econômico do livre mercado capitalista, dialoga com o saber teológico de quem, com os pés na terra, com seu apoio direto, vital, desde seu fazer teológico profissional, se compromete com as causas da defesa dos territórios e não legitima o poder dominante que gera exclusão, pobreza e morte.
Neste encontro nos fortalecemos em nossos compromissos com as ações diretas, articuladas. A defesa dos territórios é uma luta solidaria e internacional, na qual queremos articular nossos esforços entre os países participantes e outros, incluindo o povo da Palestina, como também todas as resistências nos territórios urbanos de nosso continente e em outros lugares do planeta.
Assumimos os seguintes compromissos:
- Fortalecer o trabalho de base, com reflexão política e análise da realidade do capitalismo, com os novos elementos que o estruturam;
- Participar de maneira solidária nas ações diretas de base. A próxima ação agendada é a peregrinação frente à militarização em Cacarica, na região de Chocó, Colômbia, em fevereiro de 2016;
- Propor realizar o 5º Encontro de Fé e Territórios em conjunto com a Rede Igrejas e Mineração e SICSAL-Oscar Romero, na cidade de Medellín, Colômbia, em 2018, por ocasião da comemoração dos 50 anos da Conferência de Medellín, que revitalizou a opção pelas pessoas empobrecidas;
- Aprofundar-se nas espiritualidades diversas dos povos afrodescendentes, indígenas e cristãos desde as diferenças e pontos comuns, fundamentalmente nos elementos que inspiram a defesa e o acesso aos territórios pelos povos;
- Ser coerentes em nossos encontros, assim como nas comunidades em relação ao consumo orgânico e o manejo dos rejeitos;
- Estimular crianças e jovens do campo e da cidade para o cuidado com a terra, a ligação com as raízes dos territórios como possibilidade de permanência de todas as vidas no planeta e a recuperação da terra como dom Deus para todas as pessoas.
Guararema, São Paulo/Brasil, 27 de setembro de 2015
Asociación de Familias de los Consejos Comunitarios del Curvaradó/Colômbia
Asociación de víctimas del estado, Inzá, Cauca/Colômbia
Asociación de Cabildos Indígenas del Valle del Cauca Región Pacífico –ACIVA/Colômbia
Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC/Brasil
Conselho de Missão entre Povos Indígenas – COMIN/Brasil
Consejo Comunitario del Bajo Naya/Colômbia
Coordenadoria Ecumênica de Serviço, CESE/Brasil
Centrode Direitos Humanos Maria da Graça Braz/Brasil
Comissão Pró-Índio de São Paulo/Brasil
Centrode Direitos Humanos Santa Catarina/Brasil
Centro de Formación de Misioneras Indígenas del Ecuador/CFMIE
Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, CAPA/Brasil
Christian Aid/Colômbia
Christian Aid/Brasil
Comissão Pastoral da Terra – CPT – Nacional/Brasil
Comisión Intereclesial de Justicia y Paz/Colômbia
Comitê Dorothy Stang/Brasil
Comunidade Indígena Novo Xingu – Rio Grande do Sul/Brasil
Comunidad Vida y Trabajo La Balsita – Dabeiba/Colômbia
Comunidades Construyendo Paz en los Territorios - CONPAZ - Colômbia
Comunidades de Autodeterminación, Vida, Dignidad del Cacarica – CAVIDA/Colômbia
Comunidades de Base Movimiento Comunero, Jacinto Quiroga – Bolivar Santander/Colômbia
Comunidades de Base Movimiento Comunero, Barbosa – Santander/Colômbia
Conselho de Missão entre Povos Indígenas – COMIN/Brasil
Conselho Indigenista Missionário – CIMI – SP/Brasil
Contexto/Bolívia
Defensa y conservación del medio ambiente de Junín Ecuador/DECOIM
Fundación Pueblo Indio de Ecuador
Familia reclamante de tierras de Mapiripán, Meta/Colômbia
Fundación Misioneros por la Vida/Colômbia
Igreja Povo de Deus em Movimento - IPDM – SP/Brasil
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST – Brasil
Rede Igrejas e Mineração/Brasil
Resguardo Indígena Alto Guayabal, Jiguamiandó, Chocó – CAMERUJ/Colômbia
Servicio Internacional Cristiano de Solidaridad Oscar Romero – SICSAL
SICSAL Luis Espinal/Bolívia
SOA Watch: Close the School of the Americas, USA
The Church of Scotland, Broughton St Mary's Parish Church, Scotland
Zona de Reserva Campesina de la Perla Amazónica – Putumayo/Colômbia