Polícia Federal deflagrou hoje (15/3) a Operação Jaguaribe para executar a prisão de pessoas investigadas por participação no homicídio do ambientalista Raimundo dos Santos Rodrigues e tentativa de homicídio contra sua esposa Maria da Conceição Chaves Lima, fatos ocorridos em 25 de agosto de 2015.
(Fonte: Assessoria de Comunicação da PF/Imagem: Reprodução/ICMBio)
Raimundo e Maria da Conceição eram conselheiros consultivos da Reserva Biológica do Gurupi, onde auxiliavam no efetivo cumprimento dos objetivos de criação e implementação do plano de manejo da Unidade de Conservação.
Policiais federais deram cumprimento a três mandados de prisão e a cinco mandados de busca e apreensão. Os investigados que tiveram suas prisões decretadas são fazendeiros na região de Imperatriz e Buriticupu, no Maranhão. Duas pessoas foram presas.
SAIBA MAIS: Conselheiro da Reserva Biológica do Gurupi, no Maranhão, é assassinado
Conforme constam das investigações, os crimes seriam decorrentes de conflitos agrários na região de Buriticupu, envolvendo madeireiros, fazendeiros, sem-terra e ambientalistas.
*O nome da operação faz uma referência ao Povoado Rio das Onças, no município de Bom Jardim. Raimundo era um dos líderes desse local. Jaguaribe significa "Rio das Onças" em língua Tupi. Será concedida entrevista coletiva hoje, às 15h, na Sede da PF/MA, em São Luís.