O Encontro e a Feira acontecem no Espaço de Eventos Central Show, em Formosa do Rio Preto, na Bahia, nesta sexta-feira, 24, e segue até amanhã, 25. O filme “Gerações Geraizeiras”, que retrata o conflito entre as comunidades geraizeiras e o latifúndio “Condomínio Estrondo”, será lançado durante o evento.
(Fonte: Agência 10envolvimento)
A “Agência 10envolvimento” – inserida na Pastoral Social da Diocese de Barreiras, no Oeste da Bahia – vem acompanhando as comunidades no gerais do Rio Preto. Desde o ano de 2014, empreende-se o projeto “Gerações Geraizeiras”, centrado na comunidade “Cacimbinha”.
Todos os esforços visam fortalecer a autoafirmação da cultura geraizeira, a defesa do bioma “Cerrado” e o reconhecimento dos territórios tradicionais das famílias geraizeiras. Incentiva e aprimora-se o aproveitamento de plantas e frutas nativas para a confecção de remédios naturais, produtos alimentícios e bio-joias.
O 1º Encontro e Feira das comunidades geraizeiras do Rio Preto traz uma amostra dos trabalhos feitos e chama a sociedade para uma reflexão sobre a importância e os desafios das comunidades geraizeiras no alto Rio Preto.
Será lançado também o filme “Gerações Geraizeiras” que retrata o doloroso conflito entre as comunidades geraizeiras e o latifúndio “Condomínio Estrondo”.
LEIA TAMBÉM: Campanha alerta para os impactos da destruição do Cerrado
Aprender a pensar a vida e o Brasil a partir dos seus biomas
O evento acontece dentro da “Semana da Água”, apontando para a vital importância das comunidades geraizeiras como guardiões das águas nascidas no Cerrado. Esse encontro respalda a “Campanha da Fraternidade 2017 sobre os biomas brasileiros” e reforça a “Campanha Nacional em Defesa do Cerrado”.
Realização:
Agência 10envolvimento
Parceria:
- Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Formosa do Rio Preto;
- Associação Pró-cultura;
- Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Formosa do Rio Preto;
- Prefeitura Municipal de Formosa do Rio Preto
Mais informações:
Agência 10envolvimento: (77) 3613-6620
Confira a programação completa: