O bispo diocesano, Dom Frei Severino Clasen, se reuniu com a imprensa regional, na tarde desta última terça-feira (8), para entrevista coletiva sobre a Romaria do Centenário do Contestado, que acontecerá no município de Timbó Grande, em Santa Catarina, no próximo domingo, 13 de setembro.
(Fonte: Diocese de Caçador/Juliana Rodrigues)
A Romaria é uma iniciativa da Igreja Católica, coordenada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT). Neste ano, a Romaria foi assumida e contará com a participação de todas as dioceses e regionais do “Sulão” do Brasil: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e, também, São Paulo.
Dom Severino destacou, durante a coletiva, que a Diocese de Caçador está se preparando para acolher milhares de pessoas, neste dia de celebração, reflexão, partilha e compromisso com a defesa da vida.
“Nós, catarinenses, e, de modo todo especial e com alegria contagiante, a Diocese de Caçador com suas 25 paróquias e mais de 500 comunidades, nos ocuparemos, com determinação e alegria evangélica, para marcar presença e acolher bem a todos os visitantes. Como Igreja em comunhão, que caminha ao encontro das pessoas que fomentam a esperança e alegria no seguimento a Jesus Cristo, como discípulos missionários, não teremos outra programação em nossas comunidades naquele final de semana da Romaria”, afirmou o bispo.
A Romaria da Terra será um grande momento de celebração, para o povo expressar seu acolhimento, sua fé, sua resistência, sua capacidade de partilhar a vida, a terra, a água, os sonhos e as conquistas, na busca constante por uma sociedade melhor, mais includente, democrática, justa e respeitosa da vida em todas as suas dimensões.
Programação:
08h – Acolhida e concentração dos romeiros na avenida central de Timbó Grande, próximo à Igreja Matriz.
8h30 – Abertura da Romaria e mística de acolhida e memórias das Romarias na irmandade cabocla.
10h – Início da caminhada até o local da Romaria, entendido como um reduto místico da celebração.
Ao término da caminhada haverá o plantio da cruz de cedro, com rituais e reflexões sobre o Contestado.
12h – Almoço partilhado. Os romeiros são convidados a trazerem seus lanches para a partilha. No local, também haverá barracas dos movimentos, pastorais sociais e paróquias que oferecerão gratuitamente alimentação/sucos para os romeiros. Não haverá nada comercializado na romaria, nem água, refrigerantes, ou quaisquer outros produtos.
Durante a tarde acontecerão diversas reflexões, apresentações culturais, etc.
15h – Celebração Eucarística
16h – Previsão de encerramento e envio dos romeiros e caravanas.
SAIBA MAIS:
CLIQUE AQUI para ouvir e baixar o áudio, editado, da entrevista com Dom Frei Severino Clasen para sua rádio.
CLIQUE AQUI para ouvir e baixar o Hino da Romaria do Centenário do Contestado.
CLIQUE AQUI e acesse a página da Romaria do Centenário do Contestado para ter acesso a todos os vídeos.