Evento tem início amanhã e segue até sábado (9). Nesses dois dias de Romaria são esperadas três mil pessoas, em Colinas do Tocantins (TO). Confira a matéria:
A tradicional Romaria da Terra e da Água Padre Josimo chega à sua 14ª edição. Com o lema “Se calarem a voz dos profetas, as pedras falarão!”, romeiros e romeiras celebrarão a memória insurgente dos mártires da caminhada camponesa, nos dias 8 e 9 de maio, em Colinas do Tocantins (TO).
A estimativa é de que cerca de 3 mil pessoas – vindas de comunidades rurais e urbanas, quilombolas, e povos indígenas – participem do evento. As atividades organizadas para o decorrer da Romaria incluem a realização de oito oficinas sobre temas como agroecologia, trabalho escravo, avanço dos grandes projetos e reforma agrária. Um grande seminário abordará o tema da Campanha da Fraternidade 2015: “Igreja e Sociedade”.
Padre Josimo, morto a tiros em 1986 a mando de um fazendeiro, caminhou junto com seu povo, seguindo o lema do mártir Jesus: “Eu vim para servir”, o mesmo que orienta a Campanha da Fraternidade. Como é costume na Romaria, será feita memória da caminhada, reflexão sobre os sinais dos tempos que provocam as comunidades à conversão, e reafirmação do compromisso destas pelo Reino da vida plena.
A 14ª Romaria da Terra e da Água Padre Josimo é organizada pelas dioceses de Miracema e Tocantinópolis, que compõem o Regional Norte 3 da CNBB, e conta com o apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Alternativa para Pequena Agricultura no Tocantins (APATO), entre outros movimentos populares e pastorais da região. Crianças, jovens, mulheres e homens são convidados a participar da Romaria e celebrar a memória de Josimo e fortalecer a cainhada dos que continuam lutando pela garantia dos direitos dos povos da terra e da água.
SERVIÇO
14º Romaria da Terra e da Água Padre Josimo, em Colinas do Tocantins (TO)
Dias 8 e 9 de maio de 2015
Contato: Rafael Oliveira, CPT Tocantins - (63) 9101.7760 ou cptoc@cultura.com.br