Sob o lema “Com direito, justiça e paz, supera-se a violência no campo”, a 31ª Romaria do Paraná ocorrerá neste próximo domingo (19) no município de Barbosa Ferraz. O evento é organizado pela Comissão Pastoral da Terra no Paraná (CPT-PR) e pela Diocese de Campo Mourão.
(Com informações da CPT Paraná)
“Esse ano, sob o contexto das ameaças sistemáticas da violência dos despejos dos acampamentos, é que celebraremos o Deus que acampou entre nós e anuncia a todos e todas a Paz na terra aos homens e mulheres por ele amados”, contextualiza a Pastoral da Terra no Paraná.
Para a CPT, as Romarias da Terra têm um sentido simbólico, acham sua fonte na própria marcha da humanidade. Elas começaram a acontecer na esteira do Concílio Vaticano II, que acabou com a ruptura entre povo, palavra e altar. As Romarias tradicionais essencialmente buscam o altar e o Santo, já as Romarias da Terra introduziram a “Palavra”, a reflexão.
LEIA TAMBÉM: Rondônia e São Paulo realizam Romaria da Terra e das Águas
14ª Romaria da Terra e da Água no Piauí - “Defender a Natureza e o direito dos pobres”
As Romarias da Terra têm um caráter ecumênico e ainda mais macro ecumênico, incorporando ritos e símbolos de outras religiões ao universo católico. “As Romarias da Terra são o sacramento da caminhada. Elas são o templo do encontro do divino com o humano”, disse, certa vez, o padre e agente da CPT no Paraná, Dirceu Fumagalli.
Animada pelas mais de três décadas de romarias no estado do Paraná, a CPT convida todos e todas para que se mobilizem e organizem suas caravanas a partir de suas comunidades, pastorais, paróquias, dioceses e organizações/movimentos sociais e populares. “Para juntos celebrarmos nossa esperança de que ‘a prática da justiça, resultará em tranquilidade e segurança duradoura em todos’ os acampamentos”.
Mais informações:
(43) 3347-1175 / (43) 9 9943-7279 ou cptparana@gmail.com