A cidade norte-mineira de Janaúba sediou, no dia 20 de agosto de 2006, a décima edição da Romaria das Águas, evento organizado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), em conjunto com a Cáritas Brasileira - Regional MG.
A cidade norte-mineira de Janaúba sediou, no dia 20 de agosto de 2006, a décima edição da Romaria das Águas, evento organizado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), em conjunto com a Cáritas Brasileira - Regional MG. Caravanas de Belo Horizonte, Taiobeiras, Matias Cardoso, Porteirinha, Januária, Montes Claros, Guaxupé e Jaíba foram recebidas na praia do Copo Sujo.
Os organizadores do evento abordaram temas polêmicos como a transposição do Rio São Francisco aproveitando a presença de candidatos ao governo do Estado e à Assembléia Legislativa. “Autoridades, prestem atenção no povo, nos ribeirinhos, quilombolas, que preservaram essas terras por tantos anos”, exemplificou. “A transposição do São Francisco não será usada para suprir às necessidades das pessoas carentes da região, e sim para fins lucrativos dos grandes proprietários de terra”, concluiu um dos organizadores do evento durante a caminhada. Dom José Mauro Pereira Bastos, então vice-presidente da CPT nacional, disse que a romaria deve servir de reflexão sobre a questão das terras e das águas.