O sítio Caldeirão em Crato, Ceará, foi o destino da 7ª Romaria ao Caldeirão do Beato Zé Lourenço, no dia 17 de setembro de 2006, onde foram comemorados os 70 anos de memória, luta e resistência da comunidade.
7ª Romaria ao Caldeirão do Beato Zé Lourenço
O sítio Caldeirão em Crato, Ceará, foi o destino da 7ª Romaria ao Caldeirão do Beato Zé Lourenço, no dia 17 de setembro de 2006, onde foram comemorados os 70 anos de memória, luta e resistência da comunidade. Em 1926, Padre Cícero enviou o Beato Zé Lourenço com algumas famílias para suas terras no Caldeirão. Lá eles prosperaram tanto que nem na grande seca de 1932 faltou alimento. Diante do crescimento da fama e da autoridade do Beato na região, políticos e a Igreja se juntaram para destruir a comunidade, invadindo-a em 1936, quando casas e roças foram destruídas. Já em 1937 vários camponeses foram mortos.
Além da Romaria, para relembrar os 70 anos desses acontecimentos se organizou exposições, a Assembléia Regional Nordeste I das CEBs e o lançamento do livro CPMI da Terra, de autoria de João Alfredo, deputado federal relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigou a questão agrária no país. Ainda no Ceará, o mês de novembro teve início com a comemoração dos 30 anos da CPT Nordeste, que foram celebrados juntamente com os romeiros do Padre Cícero, na matriz da cidade de Juazeiro, entre 30 de outubro e 2 de novembro.
Na mesma ocasião, lembrou-se os duzentos anos de nascimento do precursor de Padre Cícero e da luta pelo povo do sertão nordestino, Padre Ibiapina. Delegado, juiz e, depois dos cinqüenta anos, padre, Ibiapina montou no lombo de um burro, por volta de 1850, e saiu como missionário pelo sertão, principalmente pela região do Cariri. Construiu cemitérios, igrejas, casas de caridades, cisternas e o que fosse necessário para atender às necessidades fundamentais da população local. Não trabalhava sozinho, tinha junto a ele homens e mulheres sertanejos a quem chamava de beatos. Um dos beatos que sempre o acompanhava era Antonio Maciel, mais tarde chamado de Antonio Conselheiro.