A Função Social da Propriedade é tema da 29ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul, que foi realizada no dia 28 de fevereiro de 2006, em Lagoa Bonita do Sul, RS. A caminhada, que reuniu cerca de 15 mil pessoas de todas as dioceses do Estado, foi organizada pela Comissão Pastoral da Terra do RS, juntamente com a Diocese de Cachoeira do Sul.
A função social da terra
A Função Social da Propriedade é tema da 29ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul, que foi realizada no dia 28 de fevereiro de 2006, em Lagoa Bonita do Sul, RS. A caminhada, que reuniu cerca de 15 mil pessoas de todas as dioceses do Estado, foi organizada pela Comissão Pastoral da Terra do RS, juntamente com a Diocese de Cachoeira do Sul. Os romeiros e romeiras chegaram em caravanas, para celebrar a fé e a luta na busca de mais justiça e mais vida.
O tema deste ano, “Função Social da Propriedade”, procurou sensibilizar as pessoas para refletirem sobre a situação da estrutura agrária no Estado e no Brasil. Conforme os ensinamentos cristãos, a terra é Dom de Deus. E não podemos atribuir a ela outra função a não ser de espaço de vida. O ensino social da Igreja defende a terra como direito natural, primário e universal, e este não pode ser violado por nenhum outro direito de caráter econômico. Também condena o latifúndio, ao afirmar que ninguém tem direito de possuir muito além do que tem necessidade, quando a outros falta o mínimo.
Ao propormos essa temática, a Romaria motivou as pessoas a dialogarem com os vizinhos, com a comunidade sobre a importância das reformas agrária e agrícola, aplicando o princípio da função social da propriedade de forma plena, enfatizando as exigências trabalhistas e ambientais como estabelece a Constituição Brasileira. Acreditamos na reforma agrária que é realizada através da desapropriação de terras por interesse social e na atualização dos índices de produtividade da terra. Também que a propriedade possa produzir de forma diversificada e ecológica, livre de transgênicos.
As Romarias da Terra no Rio Grande do Sul, a cada ano que passa, reafirmam a fé e a esperança da construção da Terra Sem Males.
CPT Rio Grande do Sul