Agente Pastoral da CPT recebe Medalha do Mérito durante sessão solene na Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão

A homenagem aconteceu na última quinta-feira, em reconhecimento à atuação de defensores e defensoras da luta pelo acesso à terra e a justiça social no estado

Por Everton Antunes/Comunicação CPT Nacional

Antônio Gomes de Morais recebeu Medalha do Mérito Legislativo durante sessão solene na ALEMA, na última quinta-feira (23). Foto: Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão (ALEMA)

Na tarde desta quinta-feira (23), a Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão (ALEMA) conferiu a Medalha do Mérito Legislativo “Raimundo Santos Rodrigues” ao agente pastoral da CPT e Coordenador Diocesano das Pastorais Sociais da Diocese de Balsas, Antônio Gomes de Morais. A homenagem foi prestada pelo deputado estadual Júlio César Mendonça (PCdoB), durante sessão solene na casa legislativa

A honraria em questão é conferida em reconhecimento aos serviços à sociedade maranhense na luta pela Reforma Agrária, pela preservação ambiental, a justiça social e o reconhecimento dos povos e comunidades tradicionais do estado. A sessão também recordou o Dia Internacional da Luta Camponesa (17 de abril) – celebrado no mesmo dia em memória ao Massacre de Eldorado dos Carajás (PA) – e o Dia da Terra (22 de abril). 

“Nesse momento, estamos sendo homenageados pela Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão por todo esse trabalho que a gente tem feito nesses quase 40 anos de ação pastoral, então eu quero dividir essa homenagem com todos os trabalhadores e trabalhadoras”, declara Antônio Gomes. 

Histórico

Antônio Gomes de Morais, conhecido como “Antônio Criolo”, nasceu em 06 de outubro de 1955, no município de Loreto (MA). De descendência quilombola, Antônio vem de uma família humilde e teve a infância e adolescência marcada pelas dificuldades da vida no campo. 

Desde cedo, Criolo aliou a fé às questões sociais e participou de grupos comunitários e de organizações populares. 

No início da década de 80, Antônio atuou como professor leigo nos povoados de Caatinga e Lagoa Nova, também no município de Loreto. Já em 1986, assumiu a direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Loreto. Ele também foi líder das Comunidades Eclesiais de Base (as CEBs), na Diocese de Balsas, a qual vincula-se ao Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).  

No âmbito da CPT, Antônio ainda exerceu as funções de Coordenador Diocesano da Pastoral durante três anos, além do cargo de Coordenador Regional, por dois mandatos. 

Criolo também foi eleito vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) por quatro mandatos, também no município de Loreto, e destacou-se enquanto uma das principais lideranças políticas do município. Ele também exerceu o cargo de Secretário Municipal por oito anos, período em que contribuiu para a formulação de políticas públicas para a cidade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *