Na região de Santarém (PA), romeiros e romeiras saem às ruas em defesa da agricultura familiar agroecológica

Neste próximo final de semana, nos dias 27 e 28 de julho, ocorre, na região de Santarém, no Pará, a 1ª Romaria da Terra e das Águas – “Em defesa da agricultura familiar agroecológica”. A romaria sairá do município de Belterra, passa por Mojuí dos Campos e termina na cidade de Santarém. São 42 quilômetros de percurso.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CPT com informações da CPT em Santarém

Imagem: Divulgação

Essa primeira romaria tem como  objetivo valorizar a agricultura familiar agroecológica e sua importância para a vida das pessoas que vivem no campo e na cidade. Além disso, o evento denuncia as ameaças contra a agricultura familiar devido o forte avanço do monocultivo de soja na região.

A caminhada pela BR-163, principal corredor de transporte da soja para embarque em Santarém, evidenciará, conforme a organização da romaria, “as marcas da violência que a terra, a floresta, as águas e as comunidades locais sofrem com o processo voraz da consolidação do monocultivo no bioma amazônico”. A Romaria também é um espaço de manifestação da resistência do povo. 

LEIA TAMBÉM: Romarias da Terra e das Águas são realizadas em SP e RJ

42ª Romaria da Terra e das Águas destaca a luta pelos direitos sagrados

42ª Romaria de Bom Jesus da Lapa tem como tema “Terra, Água e Justiça: Direitos Sagrados”

Esse momento celebrativo de anúncio e denúncia é organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais dos municípios de Belterra, Mojuí dos Campos, Santarém; Pastoral Social Diocesana; Comissão Pastoral da Terra (CPT) e demais organizações e movimentos sociais.

Serviço

1ª Romaria da Terra e das Águas – “Em defesa da agricultura familiar agroecológica”

Data: 27 e 28 de julho

Saída às 07 horas do dia 27 do trevo do município de Belterra (PA)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *