A coletiva de imprensa teve a presença de Francisca Rodriguez, Luis Andrango e Sayra Ticai. Assistam ao vídeo com uma pequena parte da fala deles.
Na coletiva de imprensa realizada ontem, 8 de outubro, no espaço da Universidade Central de Quito, onde está sendo realizado o V Congresso da CLOC, dirigentes da Coordenadoria Latinoamericana de Organizações do Campo, CLOC - Via Campesina, informaram a agenda de discussão do Congresso, que se realiza de 8 a 16 de outubro em Quito, Equador. Perto de 1000 delegadas e delegados se concentrarão em um acampamento construído, em mutirão, pelos militantes da CLOC. De acordo com os porta-vozes presentes na coletiva, no marco do V Congresso se realizam também a III Assembleia Latinoamericana da Juventude e a IV Assembléia Latinoamericana de Mulheres do Campo.
O V Congresso da CLOC é o resultado de um processo de luta, avaliação e formação continental de um ano de preparação que se iniciou em abril de 2009, em Havana, Cuba, e que foi fortalecendo-se com diversas reuniões em nível continental. Para a CLOC este espaço é um desafio, para confirmar sua capacidade de articulação da luta continental, além de ser uma ocasião para encontrar-se parte dos militantes camponeses e indígenas latinoamericanos, e chegar a definições políticas que ajudem a fortalecer sua capacidade de ação continental. Confiram algumas declarações no vídeo abaixo.