Várias comissões reunidas em Quito, Equador, começam a dar corpo ao V Congresso da CLOC.
Mais de 15 comissões, com delegados e delegadas de diferentes países, se concentram em Quito para trabalhar os diferentes aspectos logísticos e a recepção de cerca de mil delegados e delegadas internacionais e nacionais para III Assembleia de Jovens, IV Assembleia Latinoamericana de Mulheres do Campo, e o V Congresso da Coordenadoria Latinoamericana de Organizações do Campo – CLOC - Via Campesina.
Em um grande acampamento indígena e camponês irá se transformar a Universidade Central de Quito, na qual serão sediados todos os eventos a desenvolver-se durante o Congresso da CLOC.
O Teatro de Arena, as quadras polideportivas, o auditório de comunicação e o estádio serão alguns dos lugares onde se instalarão as diferentes plenárias, atividades culturais e as diversas feiras.
Os integrantes da comissão de infra-estrutura assinalaram que para levantar toda a estrutura dos diferentes serviços que serão disponibilizados no espaço do Congresso, se conta com o apoio de cerca de trinta estudantes de três unidades acadêmicas.
A III Assembleia de Jovens se desenvolverá nos dias 8 e 9 de outubro, a IV Assembleia de Mulheres do Campo, nos dias 10 e 11 de outubro, mobilização conjunta com os delegados e delegadas do Fórum Mundial das Migrações no 12 de outubro, e, nesse mesmo dia, a noite, será a abertura oficial do V Congresso da CLOC, que se desenvolverá do 13 ao 16 de outubro.