CLOC anuncia oficialmente seu V Congresso Nacional. A organização do evento espera receber cerca de 800 delegados e delegadas de toda a América.
Durante o mês de outubro Quito, no Equador, será sede do V Congresso da Coordenadora Latino-americana de Organizações do Campo – CLOC - e Via Camponesa, IV Fórum Social Mundial das Migrações e X Festival Internacional de Cinema Vídeo dos Povos Indígenas.
Luis Alberto Andrango, secretário operativo da CLOC, informou que dentro do Congresso haverão linhas de debate fundamentais no atual contexto vivido na América Latina. Ele reforça essa ideia, mesmo diante das transformações positivas já alcançadas no continente.
Andrango assinalou, ainda, que durante o V Congresso se debaterão temas como: aprofundar e promover processos de reforma agrária nos países da América, discutir as mudanças climáticas, a partir de uma perspectiva dos setores camponeses frente às falsas soluções e o saque dos territórios formulado pelas transnacionais. Andrango considera fundamental uma proposta que venha das organizações, com uma discussão profunda do modelo de desenvolvimento dos povos. Além disso, acrescentou como um terceiro elemento, a necessidade de debate sobre o rol de governos progressistas-populares e de esquerda e as estratégias que as comunidades do continente devem traçar nessecenário.
A necessidade da construção de uma sociedade socialista desde o campo e um processo de integração como o da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa a América – ALBA -, foi assinalado por Andrango como um quarto elemento; ele destacou, também, a necessidade de iniciativas desde os movimentos, além de iniciativas institucionais e estatais.
O secretário operativo da CLOC indicou que o V Congresso será um evento em massa, em que a organização espera receber em Quito cerca de oitocentos delegados e delegadas internacionais e 400 delegados e delegadas do país anfitrião. Luís assinalou, ainda, que o evento se caracterizará como um evento camponês e indígen,a onde uma cidade popular será montada (um acampamento) na Universidade Central, onde camponeses e camponesas das organizações da CLOC no Equador, fornecerão seus produtos para alimentar a delegação durante o desenvolvimento das atividades.
De 8 a 16 de outubro, a CLOC - Via Campesina desenvolverá diferentes momentos importantes
• 8 e 9 de outubro - III Assembleia Continental de Jovens
• 10 e 11 de outubro - IV Assembleia Continental de Mulheres
• 12 de outubro mobilização conjunta com o Fórum Mundial das Migrações. À noite abertura oficial do V Congresso da CLOC
• 13 a 16 de outubro - V Congresso da CLOC - Via Campesina