COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

Em 2023 fazemos memória aos 19 anos da revoltante “Chacina de Unaí”, que no dia 28 de janeiro de 2004, vitimou os auditores-fiscais do Trabalho, Eratóstenes de Almeida Gonçalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva, e o motorista do Ministério do Trabalho, Ailton Pereira de Oliveira. O grupo sofreu uma emboscada e foi assassinado por pistoleiros enquanto verificava denúncias de exploração de trabalhadores na zona rural do município de Unaí (MG).

Texto e imagem: CPT Regional Araguaia Tocantins

Depois de quase duas décadas, o crime permanece impune, visto que os mandantes continuam livres. Por isso, em memória às vítimas e pela erradicação do Trabalho Escravo, a CPT e parceiros realizarão diversas ações no estado do Tocantins durante a Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo (25 a 30 de Janeiro de 2023).

Confira a programação:

Tocantins

Nova Olinda: No dia 24/01 (terça-feira) acontecerá a formação com servidores da assistência social sobre fluxo de atendimento às vítimas do trabalho escravo; no dia 27/01(sexta-feira) está programada a Caminhada Contra o Trabalho Escravo pelas principais ruas do município, desenvolvida pela CPT Regional Araguaia-Tocantins (CPT-AT), Secretaria de Saúde e Prefeitura de Nova Olinda (TO).

Muricilândia: No dia 27/01 (sexta-feira), os jovens quilombolas acompanhados pela CPT-AT realizarão panfletagem em suas respectivas comunidades, Quilombo Dona Juscelina e Quilombo Dona Domicília; no dia 28/01 (sábado), será realizada a VI Caminhada de Combate ao Trabalho Escravo no Quilombo Dona Juscelina, com a presença das comunidades vizinhas.

Nova Olinda: Ainda no dia 27/01 (sexta-feira) haverá a exibição do filme Pureza para mulheres de bairros urbanos, às 18h, no salão Paroquial da cidade.

Aragominas: No dia 27/01 (sexta-feira), haverá panfletagem organizada pela CPT-AT e pela comunidade Quilombo Pé do Morro.

Araguaína: No dia 28/01 (sábado), às 8h, ocorrerá a panfletagem na PRF, e às 10h está marcada panfletagem e roda de capoeira no Mercado Municipal organizadora pela CPT-AT e Centro Cultural Casa da Capoeira.