A Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil lançou, no último dia 13 de setembro, no Centro Cultural Cara Vídeo, a versão 2013 da Agenda Latino-Americana, publicação voltada para a construção da esperança em todo o planeta. Publicada em diversos países, a agenda traz como temática, em sua 23ª edição, a outra economia.
Luisa Dias
do PUC Notícias
O evento contou com a presença de entidades parceiras, incluindo a PUC Goiás, que, na ocasião, entregou o título de Doutor Honoris Causa aos representantes de dom Pedro Casaldáliga. Além da homenagem ao bispo de São Félix do Araguaia, que é um dos idealizadores do projeto da agenda, a Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil promoveu dois momentos de recordação na programação, com homenagem aos 25 anos do atentado sofrido pelo padre Francisco Cavazutti em Goiás, na luta pela reforma agrária, e aos 25 anos do maior acidente radioativo do mundo, o Césio 137.
O padre Francisco Cavazutti, presente ao evento, lembrou o martírio sofrido pelo povo goiano e falou sobre a importância do respeito aos direitos humanos. “As pessoas já nascem com os direitos humanos. É preciso que isso seja respeitado, em qualquer ocasião”, falou o sacerdote, que ficou cego. Na sequência, três vítimas sobreviventes do Césio 137 compartilharam com os presentes a emoção da sobrevivência ao acidente, ocorrido em Goiânia, e a luta árdua pelo reconhecimento dos direitos das pessoas afetadas pela radioatividade.
Agenda
Para o José Fernandes, coordenador da Agenda no Brasil, a publicação tem o desafio de ser instrumento da democracia e da sustentabilidade entre os povos. Publicada em oito línguas diferentes, a agenda tem um compromisso político com o Terceiro Mundo. “Por isso resgatamos as histórias do nosso povo, excluído pela economia vigente”, explica ele. Segundo um dos idealizadores e autores do livro, dom Pedro Casaldáliga, “esta outra economia só se pode dar a partir de uma consciência humana e humanizadora que se negue à desigualdade escandalosa em que está estruturada a sociedade atual”. A publicação é “uma caixa de ferramentas para a transformação da sociedade”.
A agenda é composta por 43 textos de autores latino-americanos, europeus e da América do Norte que transitam entre a leitura da desigualdade entre ricos e pobres, passando pelos mercados, levando a julgar esta realidade à luz dos princípios da justiça e da ética, indo aos sonhos de uma nova sociedade, chegando a propostas concretas de agir para a transformação da atual realidade e a concretização dos sonhos de uma humanidade livre, equilibrada e fraterna. Entre os autores destacam-se Leonardo Boff, Cristovam Buarque, José Graziano, Jon Sobrino, Jose Antonio Pagola, Valter Pomar, João Pedro Stedile, entre outros.
O livro é uma publicação mundial, produzida em seis idiomas: espanhol, português, catalão, inglês, italiano e francês. É editada e distribuída em 20 países do continente americano e em três países da Europa (Espanha, Itália e Suíça).