Nesta terça-feira (19), a Via Campesina junto com o movimento dos Atingidos pela Vale participa de um ato contra a multinacional Vale, às 17h, na sede da empresa, no Rio de Janeiro.
Os manifestantes saem em marcha do Museu de Arte Moderna (MAM) e seguem para a frente da Vale, entre as ruas Santa Luzia com a rua Graça Aranha. O ato visa denunciar as ações e práticas das grandes corporações internacionais, tendo como alvo simbólico a Vale.
Ao longo da atividade, os manifestantes irão divulgar os principais conflitos do mundo que envolvem essas empresas, o processo de enfrentamento direto entre as multinacionais com os povos, ao relatarem a atuação violenta das transnacionais, tanto na questão social quanto ambiental.
Pior empresa do mundo
Uma das maiores transnacionais brasileiras, a mineradora Vale, presente em 38 países nas Américas, África e Ásia, recebeu no final de janeiro um dos principais prêmios internacionais da vergonha corporativa.
Escolhida entre dezenas de candidatas, a Vale foi a campeã do prêmio Public Eye Award 2012, que concede anualmente o título de pior empresa do mundo a uma corporação, eleita em concurso internacional por voto popular, durante o Fórum Econômico Mundial na cidade suíça de Davos.