COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

Cúpula dos Povos

A Via Campesina na Rio+20: os povos disseram NÃO à Economia Verde

Via Campesina divulga documento frente à Cúpula dos Povos e Rio + 20. "A Cúpula Oficial da Rio +20, tal como vínhamos denunciando os movimentos sociais, foi um GRANDE FRACASSO, pois 20 anos depois não avançou em nada. No lugar de acertos tivemos retrocessos agora materializados na proposta de economia verde, na maquiagem verde do capital, que pretende mercantilizar a vida. Mas, ainda sim, para os movimentos sociais convocados na Cúpula dos Povos, foi um momento de profunda discussão e de construção de novas alianças, de mobilização e também de formação que nos permitiu entender melhor o modelo que nos tentam impor". Confira o documento na íntegra:

 

Leia mais...

CNBB assina Carta das Religiões sobre cuidado da Terra

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil é signatária de uma Carta das Religiões sobre o cuidado da Terra. O documento  foi elaborado e aprovado por iniciativa da Comisssão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Interreligioso no espaço da Coalizão Ecumênica Interreligiosa "Religiões por Direitos" durante a Cúpula dos Povos na Rio + 20.

 

Leia mais...

Manifesto dos povos indígenas na Cúpula dos Povos

Confira Declaração Final do IX Acampamento Terra Livre, realizado de 15 a 22 de junho, no Rio de Janeiro, durante a Cúpula dos Povos. Assinada por mais de 1.800 lideranças indígenas, a declaração reafirma a importância e a luta dessas povos pela manutenção de seus saberes milenares de convivência com o meio ambiente, bem como repudia as falsas soluções propostas pelo capitalismo para a preservação da natureza. Confira:

 

Leia mais...

Cúpula dos Povos leva 80 mil às ruas por justiça social e ambiental

Mais de 80 mil homens e mulheres formaram um mar de pessoas que, organizadas, cobriram a Avenida Rio Branco no Centro do Rio de Janeiro, desde a Candelária até a Cinelândia. A mobilização global convocada pelo Grupo de Articulação da Cúpula dos Povos e engrossada por diversos movimentos e a população do Rio de Janeiro, foi o marco do levantar das vozes dos povos de todo o mundo contra o teatro barato encenado na conferência oficial, a Rio +20, por chefes de Estado e grandes corporações, incapazes de promover justiça social e ambiental.

Leia mais...

Movimentos Sociais apoiam luta de resistência da Vila Autódromo

Mais de 1500 militantes de movimentos sociais do campo, da cidade e indígenas realizaram hoje (20) um ato de solidariedade à comunidade Vila Autódromo, localizada na Baixada de Jacarepaguá, próximo à Barra da Tijuca. A comunidade é ameaçada de despejos há mais de 20 anos, e sofre agora nova ofensiva por causa dos Jogos Olímpicos, que serão realizados em 2016.

 

Leia mais...