A exposição permnecerá na sede do Banco do Brasil, na cidade de Goiás, até o dia 17, próxima sexta-feira. As fotos trazem desde a produção dos alimentos até a entrega destes para instituições filantrópicas e escolas.
A cidade de Goiás recebe desde ontem, 14 de junho, até o próximo domingo, dia 19, a 13ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, o Fica. Com o tema Preservar também é arte, o festival deste ano faz homenagem ao artista goiano Veiga Valle, considerado a maior expressão da arte sacra de Goiás.Em seu primeiro dia de atividades, foi feita a abertura da exposição fotográfica Quintais Agroecológicos, da Comissão Pastoral da Terra em parceria com a Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Goiás e Região (Copar) e Diocese de Goiás. A exposição está na agência do Banco do Brasil na cidade de Goiás, e as fotos retratam todas as etapas de implantação dos quintais agreoecológicos que a CPT acompanha na região, e todo o processo do programa de comercialização desses produtos, de iniciativa do governo federal, que a Copar administra. A Pastoral da Terra ajudou na criação da Cooperativa e na articulação desses trabalhadores.
A exposição conta, também, com imagens desde a produção desses alimentos à entrega dos produtos a entidades filantrópicas e escolas. Há também fotos da lavoura comunitária que a CPT realiza com as famílias da região, e toda a produção do milho crioulo, além da produção de pamonha pelas mulheres do local. A exposição segue até o dia 17 de junho, sexta feira.
O Festival
A mostra competitiva de filmes começa às 14 horas de hoje, dia 15, e segue até a noite de sexta-feira, dia 17, com exibição de 30 produções. São sete longas-metragem, seis médias, 14 curtas e três séries de televisão, de sete países: Brasil (21 produções), França (duas produções), República Tcheca (duas produções), além de Itália, Holanda, Chile, China e Armênia (cada país com uma produção). Vale dizer que o Fica tem a maior premiação da América Latina no gênero: R$ 240 mil em prêmios. Os filmes que concorrem na mostra competitiva serão exibidos no Cinemão montado no Cine Teatro São Joaquim. A programação do festival segue até domingo, dia 19, com mostras de filmes, fóruns, debates, oficinas, cursos, palestras e shows musicais.