COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

 

Encontro de Formação da Grande Região Norte da CPT reúne agentes para discutir, entre outras pautas, o trabalho de base da pastoral e o processo de grilagem de terras na Amazônia.

Fonte / Imagem: Articulação das CPT’s da Amazônia

Agentes dos quatro Regionais da Comissão Pastoral da Terra (CPT) que formam a Grande Região Norte - Amapá, Maranhão, Tocantins e Pará - estão reunidos/as, entre os dias 13 e 15 de agosto, na capital Macapá, no estado do Amapá, para partilharem seus desafios e suas lutas. O evento de formação ocorre a cada dois anos.

Além desta partilha, os/as agentes de pastoral vão aprofundar o debate em temas importantes para as suas equipes que, em seus estados, desenvolvem trabalhos junto às populações da terra, das águas e das florestas.

Entre os objetivos desse encontro está o debate sobre as estratégias do Estado em criar instrumentos para legalizar a grilagem de terras na Amazônia, dificultando, com isso, o reconhecimento e a destinação das terras ocupadas pelos povos tradicionais ou a criação de novos assentamentos para os/as trabalhadores/as sem terra.

Saiba mais: Articulação das CPT's da Amazônia

Outros temas importantes que serão tratados, segundo os/as organizadores do encontro, é o trabalho de base, a participação do/a jovem e a forte atuação das mulheres nos processos formativos e de organização popular em uma perspectiva de luta libertária ao invés de uma caminhada para o aprisionamento dentro de políticas públicas propostas pelo Estado. 

Gostou dessa informação?

Quer contribuir para que o trabalho da CPT e a luta dos povos do campo, das águas e das florestas continue? 

Clique aqui e veja como contribuir