Nos dias 28 e 29 de junho, aconteceu no Centro Diocesano de Almenara (MG), o segundo Encontro de Mulheres Agentes da Comissão Pastoral da Terra com a participação de Agentes da CPT Minas Gerais e Rio de Janeiro.
(CPT Minas Gerais)
“Mulheres são como água, crescem quando se encontram”.
Neste segundo encontro foi abordado o contexto das lutas das mulheres a partir das Relações Sociais de gênero e feminismo. Também dialogamos sobre a conjuntura atual e os direitos conquistados a partir das lutas das mulheres e dos desafios frente ao ceifamento das políticas públicas voltadas para o combate à violência das mulheres, no atual desgoverno Bolsonaro.
Foi discutida a violência contra as mulheres, a partir de vídeos com depoimentos de mulheres camponesas que vivenciaram todos os ciclos de violência. A atividade contou com a assessoria da Dra. Gabriela – Promotora de Justiça de Minas Gerais, que abordou a questão dos ciclos de violência e quais instrumentos existentes para formalizar e como denunciar a violência contra as mulheres.
No encontro, ainda foi discutido sobre o que é autocuidado, como e qual importância tem em nossa vida pessoal e no trabalho de agentes da CPT. Também foram realizadas práticas de autocuidado com a utilização argila, do pêndulo e outros meios.
O encontro foi avaliado como um rico momento, urgente e necessário, que capacita e dá suporte às agentes da CPT, bem como condições e permite manter o compromisso de continuar o coletivo de mulheres agentes da CPT e de continuar o trabalho com as mulheres camponesas que a CPT acompanha.