COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

 

Debates, informação, música, alegria, confraternização...  O II Acampamento da Juventude Romeira, realizado entre os dias 14 e 15 de maio, em Buriti do Tocantins, foi recheado disso tudo e muito mais. Confira:

 

(Por Rafael Oliveira, CPT Araguaia-Tocantins)

O encontro fez parte da Semana Social da Terra e das Águas Padre Josimo, e reuniu jovens do campo e da cidade e teve como tema principal a história de Josimo, que no último dia 10 completou 30 anos de martírio. Filme, textos, canções, poemas e relatos sobre o "menino negro de sandálias surradas" foram usados nos momentos de formação.

No último dia de atividade, junto com Dona Olinda, mãe de Josimo, a juventude fez uma caminhada pela cidade cantando e empunhando bandeiras em memória a diversos homens e mulheres que morreram na luta pelas famílias camponesas e pelo povo mais pobre. A pé ou de bicicleta, moradores antigos do município que conheceram Josimo se juntaram aos jovens durante o percurso.

SAIBA MAIS: Semana Social da Terra e das Águas faz memória dos 30 anos do martírio de Padre Josimo

Padre Josimo Tavares: 30 anos do martírio do defensor dos pequenos agricultores

O final da caminhada foi na igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde o bispo da Diocese de Tocantinópolis, Dom Giovane, e padre Edno, presidiram a missa de envio dos/as participantes.

Meninos e meninas saíram do encontro transbordando a história de Josimo e levando para seus bairros, seus assentamentos e ocupações a esperança e a força transmitidas pela história de simplicidade e entrega de quem viveu os passos do Cristo missionário.

Josimo segue muito vivo entre o povo, e seu legado continua a florescer!

O encontro fez parte da Semana Social da Terra e das Águas Padre Josimo, e reuniu jovens do campo e da cidade neste fim de semana. 

Imagens: CPT Araguaia-Tocantins

Gostou dessa informação?

Quer contribuir para que o trabalho da CPT e a luta dos povos do campo, das águas e das florestas continue? 

Clique aqui e veja como contribuir