COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

CPT

CPT lançará a publicação Conflitos no Campo Brasil 2021 no Fórum Social das Resistências 2022


 Hoje, 27 de abril, das 9h00 às 17h30, na Paróquia do Redentor (Rua José do Patrocínio, 570 - Cidade Baixa, Porto Alegre - RS), durante o Fórum Social das Resistências, será realizada a “Tenda Bem Viver – Mística e Resistência dos Povos”. Os debates serão em torno do direito à terra, teto e trabalho, por educação e religião sem fundamentalismos. Na ocasião, a CPT Rio Grande do Sul fará o lançamento da publicação "Conflitos no Campo Brasil 2021", com a presença do membro da coordenação executiva nacional da CPT, Ronilson Costa.

Leia mais...

Nota de Pesar pelo Falecimento de padre Tiago Thorlby

Foi com grande tristeza que a CPT recebeu no dia de hoje (04) a notícia do falecimento de nosso irmão padre Tiago Thorlby. Tiago é uma grande referência da luta pela terra no Nordeste, principalmente para as famílias camponesas da zona da mata pernambucana. De acordo com Nota do regional CPT Nordeste II, onde Tiago exercia suas atividades, "Tiago Trovão, assim apelidado carinhosamente pelas famílias camponesas por sua contundência e intensa capacidade de ação junto às comunidades, participou de históricas lutas pela terra em Pernambuco desde a primeira ocupação sem-terra pós-redemocratização, em 1986. Aos 79 anos, Tiago Trovão nos deixa seu exemplo de incansável amor e disposição na luta por uma Terra Sem Males e na crença do Deus dos/as Pobres". Confira o documento na íntegra:

Leia mais...

CPT entra como amicus curiae em Ação Direta de Inconstitucionalidade sobre destinação de terras públicas da União

A partir de demandas dos estados de Roraima, Amapá e Rondônia, a CPT vem debatendo e acompanhando a destinação de terras públicas da União para finalidades que não cumprem a Constituição Federal, bem como os impactos dessas ações para os povos e comunidades do campo. A partir disso, Contag e CPT passaram a dialogar a questão da transferência e doação de terras de domínio federal para os referidos estados, sem a observância da correta destinação. Todo esse debate resultou na proposta de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), que foi protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 15 de dezembro de 2021, sob o número ADI 7052. No dia 15 de março, a CPT entrou na ação como amicus curiae.

Leia mais...