COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

 

CPT

CPT no Mato Grosso realiza XXVI Assembleia

CPT no Mato Grosso realiza XXVI Assembleia

Com o tema: “Sementes de resistência e a espiritualidade do povo de Deus em luta” e lema: “Vos sois o sal da terra, vos sois a luz do mundo” (mt. 5,13-14), Assembleia da CPT ocorre entre os dias 27 e 30 desse mês de março em Cuiabá, no Mato Grosso.…

Leia mais:

“Pedro Marinho dedicou a maior parte da vida em defesa da causa dos pobres”, afirma amigo

“Pedro Marinho dedicou a maior parte da vida em defesa da causa dos pobres”, afirma amigo

Agente histórico da Comissão Pastoral da Terra no Maranhão (CPT-MA), Pedro Albuquerque da Costa Marinho, o Pedro Marinho, faleceu aos 67 anos neste último sábado, dia 23 de março, em decorrência de um câncer de pulmão. Ele foi sepultado no domingo no Cemitério Parque da Saudade, em São Luís. Confira os vários depoimentos de pessoas que conviveram com ele:

Leia mais:

O adeus a Fernando de Brito

O adeus a Fernando de Brito

Frei Fernando de Brito, frade dominicano, faleceu no dia 15 de março último, em Goiânia (GO). Luisa, sua afilhada, escreve afetuosamente sobre o caminho de luta trilhado por esse mineiro, que passou um bom tempo em Goiás, lutando com o seu confrade Dom Tomás Balduino, e que nos últimos tempos se deliciava com o sincretismo religioso e com os aprendizados com o candomblé, na Bahia. Compartilhamos aqui o texto, lembrando ainda hoje, o sétimo dia de sua páscoa. Confira:…

Leia mais:

Unifesspa inicia projeto “Intercâmbio de Saberes” em parceria com a CPT Pará

Unifesspa inicia projeto “Intercâmbio de Saberes” em parceria com a CPT Pará

Para a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, a extensão pressupõe as práticas acadêmicas e públicas socialmente referenciadas na sociobiodiversidade da Amazônia Oriental brasileira, comprometidas com a promoção da justiça social e ambiental, da diversidade cultural e dos direitos humanos. É neste caminho que sua Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) inicia em 2019 o projeto “Intercâmbio de Saberes”. O objetivo é promover cursos de extensão para atendimento da demanda de movimentos sociais populares e outros setores da sociedade que constantemente dialogam com a Unifesspa. A primeira parceria será com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), com quem a Proex reuniu na última semana.…

Leia mais:

NOTA PÚBLICA PASTORAIS DO CAMPO - A esperança luminosa dos pobres vencerá a escuridão

NOTA PÚBLICA PASTORAIS DO CAMPO - A esperança luminosa dos pobres vencerá a escuridão

Pastorais do Campo (CIMI, CPT, SPM, CPP, Cáritas e PJR) divulgam Nota Pública em que avaliam como nefasto o início do governo Bolsonaro, principalmente para os povos do campo, das águas e das florestas. De acordo com o documento "para as Pastorais do Campo, a gravidade do momento requer de todas e todos nós, cidadãos e cidadãs, povos, comunidades, movimentos e organizações da cidade e do campo, igrejas e demais entidades civis, clareza, criatividade e unidade, para compreender e combater com destemor a aliança nefasta formada entre uma casta política nacional colonizada e militarizada, e os interesses do capital financeiro-agrário-minerário global. Urge persistir e reinventar formas mais eficientes da luta pela vida, tecidas na esperança invencível dos povos, garantindo espaços horizontais de real diálogo e construções conjuntas de alternativas. Nisto, é imprescindível a solidariedade internacional. Precisamos acreditar na resistência e resiliência ancestrais das comunidades, que há séculos enfrentam opressores e seus carrascos. É na mais densa escuridão da noite que se aproxima a aurora de um novo dia:  O Deus de Jesus Cristo Libertador está conosco e não abandona os pobres e pequenos, jamais!". Confira:…

Leia mais: