COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

Grupo estadual em defesa da reforma agrária e da democracia brasileira foi estabelecido durante o evento

Na quinta-feira, 25, o relatório Conflitos no Campo Brasil 2022 foi lançado em Maceió (AL). A atividade, ao reunir diferentes movimentos, organizações sociais e instituições, mostrou uma das razões de Alagoas, um dos menores estados do país, estar entre aqueles que mais tiveram manifestações no ano passado: a possibilidade de realizar ações unificadas. 

O evento, ocorrido pela manhã no auditório da Livraria Paulinas, no Centro da capital, foi coordenado pelo Padre Gilvan Neves, assessor das pastorais sociais da Arquidiocese de Maceió e pároco da Paróquia Nossa Senhora da Graça, situada no bairro periférico da Levada. A abertura contou com a apresentação do Coro Jovem do Ifal Maceió, regido pelo professor André Sousa. No repertório, MPB e forró de artistas como Luiz Gonzaga e Milton Nascimento.

Em seguida, o coordenador nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Carlos Lima, apresentou uma síntese dos dados da publicação, com destaque para a denúncia do crescimento das ameaças e da prática da pistolagem no campo, e trouxe as informações específicas de Alagoas.

DADOS DE ALAGOAS – Em 2022, o estado teve um aumento de 68,75% de registros de conflitos no campo em relação a 2021. O relatório anual da CPT apontou 27 registros envolvendo 9.776 pessoas. No ano anterior, foram verificados 16 casos envolvendo 17.466 pessoas.

A maioria dos dados foram enquadrados na categoria conflitos por terra. O crescimento foi de 166,66%. Enquanto em 2021 foram registrados 9 conflitos por terra, envolvendo um total de 4065 famílias; em 2022, o número chegou a 24, envolvendo 2.282 famílias.

Segundo o levantamento, Alagoas teve 3 conflitos por água nos municípios de Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios e Pão de Açúcar, respectivamente no Quilombo do Povoado Cruz, Quilombo Tabacaria e comunidades da região de cima. As situações são de impedimento de acesso à água, destruição e/ou poluição.

Em 2022, o relatório não registrou ocorrências de resgates em trabalho escravo rural em Alagoas.

A respeito das manifestações de resistência e luta por direitos, sejam protestos nas ruas ou ações de solidariedade, Alagoas foi o 5º estado do Nordeste e o 6º do Brasil com mais registros: foram 50 ocorrências de manifestações envolvendo 12.400 pessoas. A média é de mais de 4 ações por mês.

O estado que mais realizou manifestações no país foi o Paraná, com 84 ocorrências envolvendo 25.462 pessoas. Na sequência, todos são nordestinos: Paraíba, Bahia, Pernambuco, Maranhão e Alagoas.

RELATOS DAS VÍTIMAS – O público escutou depoimentos tristes de camponeses que vivem em três áreas de conflitos na Zona da Mata, no Sertão e no Litoral.

Maurício Alexandre, posseiro na Fazenda Mônica, em Colônia Leopoldina, sofreu ameaças e teve sua lavoura envenenada por drones. O agricultor passou a receber visitas inoportunas em sua casa quando um fazendeiro, que alega ser o proprietário da fazenda, supostamente vendeu o imóvel rural para outros dois homens influentes no município.

“No dia 09 de novembro de 2022, eles meteram o drone na minha lavoura e acabaram com tudo. Mais de 7 hectares de bananas, mas também de maracujá, manga, coco e muitas outras coisas. Naquele mês eu perdi 40 mil bananas, que era a época de produção”, disse Maurício.

A maioria das famílias da comunidade de Mônica saiu da localidade devido às frequentes intimidações e ameaças. “Das 16 famílias nascidas e criadas ali, hoje só se encontra eu e mais dois, que pela misericórdia do Senhor, lutamos”, relatou o agricultor.

“A exposição do acampamento Mandacaru é muito perigosa”, falou o agricultor Welligton Lima, conhecido como Neném, da comunidade, no município de Traipu, ao iniciar seu relato. E continuou: “Desde o dia 13 de fevereiro [de 2022], a gente se sente ameaçado do dia à noite. A gente tem umas 30 e poucas famílias lá dentro e o fazendeiro disse que vendeu uma parte da terra para o Severino da Balança, o Chapéu de Palha, que eu acho que foi até candidato a deputado. Ele vendeu uma parte e disse que comprou, mas a gente sabe que é grilagem aquilo ali”.

Neném contou que as crianças da comunidade passaram a conviver com o medo desde a visita de jagunços armados ao acampamento: “A gente tem criança lá dentro. E como a gente vive ameaçado, tem criança que não quer vir mais para o acampamento”.  

Sebastião Domingos, do acampamento Domingas, em Porto de Pedras, contou que as famílias ocupam a terra há mais de 20 anos. Tinham uma vida tranquila, mas, há um ano começaram a entrar na área pessoas desconhecidas pelos moradores em caminhonetes com vidro fumê escuro. Segundo ele, um homem portando duas pistolas verbalizou: “Se vocês não saírem por bem, vão sair por mal”.

“Eles chegaram lá com armas para cima da gente. Iam com a caminhoneta e moto. E a arma que a gente temos [sic] é uma enxada, uma foice. Essas são as armas da gente. E, apesar de tudo, Deus”, disse Sebastião.

O camponês emocionou-se ao relatar o sofrimento de perder sua esposa após as ameaças de homens armados à comunidade: “Muitas vezes eu ficava até 2h da manhã vigiando com medo de fazerem alguma besteira com minha esposa. E ela chegou a falecer através disso tudo que aconteceu”.

Sebastião descreveu como foi o dia do falecimento de sua companheira. Segundo ele, no dia 18 de agosto de 2022 pela manhã, homens armados chegaram no acampamento em caminhonetes. Durante a tarde, o clima permaneceu tenso. A sua esposa teve uma forte dor de cabeça e precisou ir ao hospital, mas retornou para casa, onde veio ao óbito na madrugada.

“Eu estava com ela há 36 anos. Foi a primeira namorada minha. Tenho dois filhos com ela. Quando foi de madrugada, às 3h da manhã eu ainda cheguei a ver ela viva. Quando foi umas 4h30 eu me levantei, fiz o café e fui na cama e falei: Não vai se levantar hoje não? Deixe de brincadeira. Tá aí parecendo que já morreu! – tem esse ditado, né? Quando virei e ela estava morta, toda roxa”, lastimou.

CONJUNTURA – Após os relatos, Débora Nunes, dirigente do Movimento dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), fez a análise da conjuntura da violência no campo.

Segundo Débora, os dados apresentados sistematizados pela CPT são reflexo de uma formação histórica, política, social, econômica e cultural que é estruturada no tripé do latifúndio, das monoculturas e do trabalho escravo.

“É importante nós compreendemos que esse tripé estrutura nosso país em todas suas dimensões há 523 anos. Assim como na colônia, há 523 anos, quando aconteceu a invasão portuguesa, o Brasil hoje continua sendo um país agroexportador. Esse agronegócio que diz ser pop, ser tech, ser tudo, é o mesmo agronegócio que possibilita o Brasil ter hoje 33 milhões de brasileiros e brasileiras que passam fome todos os dias”, avaliou.

CPI do MST – A dirigente destacou que, apesar da derrota de Jair Bolsonaro nas urnas, o fascismo ainda não acabou. Se por um lado, Lula foi eleito numa frente amplíssima, em suas palavras; por outro, também foi efeito “o Congresso possivelmente mais conservador da história do Brasil”. “E é esse Congresso que conseguiu, na semana passada, aprovar a criação da CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra que, apesar de levar o nome do nosso movimento, é uma CPI que quer atacar e criminalizar aqueles e aquelas que lutam pela terra, que lutam pela agricultura familiar e a reforma agrária no nosso país”, disse Débora.

Débora expôs brevemente a compreensão do movimento sobre a CPI. Entre os pontos abordados estão os seguintes: A CPI do MST representa a perseguição da luta popular pelo fascismo e pelo bolsonarismo; o Bolsonarismo que foi derrotado nas urnas busca manter a sua agenda ativa na Câmara dos Deputados (ódio, armamento, antidemocracia etc.); busca intimidar o governo a não atender as pautas dos movimentos sociais e constrangê-lo na intenção de barganhar o acesso a recursos e órgãos públicos, como o caso da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); não joga luz sobre os principais problemas agrários do país, como a contaminação e a destruição dos bens comuns e a violência no campo e; os protagonistas da CPT, que são ruralistas, não têm legitimidade para questionar a luta histórica do MST.

UNIDADE DO CAMPO E CIDADE – Integrantes de instituições de ensino, sindicalistas, dirigentes de organizações sociais, religiosos, professores, educadores populares e camponeses estiveram presentes e fizeram uso da palavra. Entre as entidades representativas estavam a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), o Sindicato dos Urbanitários, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT. Também estavam representados a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), pastorais sociais, Cáritas, Fórum de Saúde Mental de Maceió, Partido Comunista do Brasil (PCB) e mandato do deputado Ronaldo Medeiros (PT).

A presidente do Sindicato dos Urbanitários, Dafne Orion, iniciou sua fala pedindo um minuto de silêncio pelas vítimas da violência no campo e ressaltou que ninguém da CPI foi capaz de fazer isso. “Tamanha a atrocidade e a imoralidade desses que estão compondo essa CPI. tamanho o grau de periculosidade desses que estão compondo essa CPI, que não tem nenhum outro objetivo que não se não aniquilar e acabar com qualquer um que lute por igualdade e justiça nesse país. Então eu quero reforçar as palavras de Débora e do companheiro Carlinhos: Não é contra o MST, é uma CPI contra todos nós que lutamos por igualdade e justiça nesse país”, falou.

Dafne também lembrou que o MST é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina e isso ameaça o interesse de poderosos. Ela destacou a importância dos movimentos do campo para a cidade: “A luta nas cidades não existiria sem vocês”.

O secretário da coordenadoria de direitos humanos (CDH) do Tribunal de Justiça (TJ), Pedro Montenegro, foi enfático: “Essa CPI é uma grave violação de direitos humanos”. Segundo ele, a comissão não tem um objetivo concreto e está investigando pessoas defensoras dos direitos humanos. “Qual foi o crime? O que está sendo investigado? Está sendo investigado a luta das pessoas. Estão sendo investigados defensores de direitos humanos, porque todo militante do movimento agrário - sabendo ou não - é um defensor de direitos humanos”, explicou Montenegro.

Ao final, foi formado o grupo em defesa da reforma agrária e da democracia brasileira com a maioria das instituições presentes. O objetivo do grupo é somar forças para fazer contraponto à criminalização dos movimentos e as lutas.

 

 

Foto: Lara Tapety

Save
Cookies user preferences
We use cookies to ensure you to get the best experience on our website. If you decline the use of cookies, this website may not function as expected.
Accept all
Decline all
Read more
Analytics
Tools used to analyze the data to measure the effectiveness of a website and to understand how it works.
Google Analytics
Accept
Decline
Unknown
Unknown
Accept
Decline