A Comissão Pastoral da Terra (CPT) Regional Mato Grosso realiza uma coletiva de imprensa, nesta terça-feira, dia 9, às 9h (horário de Cuiabá), para apresentar os dados e a 37ª edição da publicação anual Conflitos no Campo Brasil 2022, na sede regional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Cuiabá (MT). O relatório reúne informações sobre os conflitos e violências sofridas pelos trabalhadores(as) do campo brasileiro, bem como indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais do campo, das águas e das florestas.
Regional Mato Grosso - CPT
Participam do evento representantes da CPT, do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH), do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo em Mato Grosso (COETRAE) e trabalhadores(as) rurais. Em 2022, o Centro de Documentação Dom Tomás Balduino, da CPT, registrou 165 ocorrências de conflitos no campo no Mato Grosso, com 40.971 pessoas envolvidas diretamente. Os conflitos no campo englobam as seguintes categorias: terra, água e trabalhistas.
Ainda no ano passado, foram registradas 256 ações de pistolagem contra os povos do campo. Nessas ações de pistolagem, três pessoas foram assassinadas, sendo Eliseu Kanela, na Terra Indígena Porto Velho, na Aldeia Pukañu, no município de Confresa; um sem terra na Fazenda Pau D’Alho, em Cotriguaçu; e um trabalhador rural na fazenda da família Gringos, em Colniza. Entre os estados do Centro-Oeste, o Mato Grosso continua a liderar diversas categorias de conflitos registrados pela Pastoral, tais como: conflitos por terra e por água, violência contra a pessoa, o número geral de ocorrências de conflitos no campo, despejos judiciais, destruição de pertences de famílias e o tamanho da área em disputa. Os dados na íntegra registrados pela CPT em 2022 serão apresentados durante a coletiva de imprensa na CNBB em Cuiabá.
A equipe da Pastoral no Mato Grosso apresentará ainda um panorama inédito sobre o aumento exponencial dos conflitos no campo durante o período da presidência de Jair Bolsonaro (PL) e informações sobre o crescimento do trabalho escravo no estado.
SERVIÇO:
Coletiva de imprensa para lançamento da publicação Conflitos no Campo Brasil 2022
Data e horário: dia 09 de maio, às 9h (horário de Cuiabá)
Local: Sede da CNBB - Rua Professora Tereza Lobo, 399 - Sr. dos Passos, Cuiabá (MT)