Área em litígio está localizada no município de Lábrea, sul do Estado do Amazonas, e já foi palco de outros incidentes de ameaça e violência
A liderança do Acampamento Marielle Franco, identificada como Paulo Sérgio Costa de Araújo, foi vítima de tentativa de homicídio, no domingo (18). Conforme relatou à Comissão Pastoral da Terra (CPT) Regional Acre, que acompanha o conflito na região, Paulo retornava para casa, no acampamento, quando sofreu emboscada por dois homens em uma motocicleta.
De acordo com o relato da vítima aos agentes da CPT, ele estava na BR-317, quilômetro 95, sentido Rio Branco (AC) a Boca do Acre (AM), quando percebeu a situação e empreendeu fuga.
Série de violações de direitos colocam em risco a vida de camponeses no sul do Amazonas
No momento em que fugia dos dois homens armados, foi alvo de ao menos dois disparos, mas que não o atingiram. Em decorrência da fuga, que se prolongou por cinco quilômetros, Paulo Sérgio conta que a motocicleta em que ele estava sofreu diversas avarias.
Defensoria pede suspensão de nova reintegração de posse em fazenda de Lábrea e extinção do processo
Esta não teria sido a primeira situação de ameaça sofrida por ele. Conforme contou aos agentes de pastoral, houve dois incidentes anteriores. No primeiro, foi perseguido por uma caminhonete e, no segundo, a casa onde mora foi atingida por tiros e também foi alvo de vandalismo.
Vivem, no Acampamento Marielle Franco, cerca de 260 famílias, que ocupam a área desde 2011 e reivindicam que a propriedade seja destinada à reforma agrária, vez que pertenceria à União.