De 27 a 29 de setembro, a cidade de Feira de Santana, na Bahia reuniu as lideranças dos movimentos em defesa do Rio São Francisco. Promovido pela Articulação Popular São Francisco Vivo, o encontro teve como objetivo unificar e fortalecer a luta pela revitalização do Velho Chico, trabalho que já ocorre de forma estruturada desde 2004. Confira a Carta Final do Encontro, em anexo:
Participaram do evento cerca de 45 pessoas oriundas de toda a Bacia do São Francisco, desde Minas Gerais, passando por Pernambuco, Bahia, Alagoas, até Sergipe.
A reunião em Feira de Santana é um desdobramento do Encontro Popular da Bacia ocorrido no ano passado em Januária – MG. Na ocasião estiveram reunidos 140 representantes de todas as principais lutas do Rio São Francisco e foram traçadas as grandes linhas e prioridades de atuação da Articulação para os próximos anos.
Em Carta Final divulgada pelos participantes do Encontro, estes destacaram que o rio São Francisco “... está cada dia mais raso, coado, fraco, agrotóxicos e metais pesados no lugar de peixes. A cada dia exige mais esforço da gente pra dar conta do viver dependente de sua natureza degradada. A cada dia também nos cobra mais determinação na luta em sua defesa, a dar o grito por ele”. Confira o documento na íntegra em anexo.