No dia 1º de julho, a partir das 09h00, haverá no plenário 7 da Câmara dos Deputados, uma reunião para discutir estratégias de pressão para que a PEC que inclui o cerrado e a caatinga como Patrimônio Nacional seja aprovada.
Esta PEC foi apresentada com o número 115/95 pelo Deputado Federal Pedro Wilson, PT/GO. Várias iniciativas já foram feitas: coleta de assinaturas, atividades na Câmara dos Deputados, entre outras. Depois de algumas emendas ela foi apresentada com o número 504/2010 e aprovada pela Comissão de Constituição Justiça e Cidadania. No dia 04 de junho de 2014, a proposta entrou na pauta de votação nas duas sessões (ordinária e extraordinária) sendo retirada, primeiro por falta de tempo e em segundo por acordo dos líderes. “Não sabemos o que motivou este acordo”, afirma Isolete Wichinieski, da coordenação nacional da CPT. “Em reunião com a assessoria dos Deputados Amauri Teixeira, Domingos Dutra e Pe João percebemos que além de uma pressão por parte da sociedade, falta uma articulação dos deputados interessados na aprovação da mesma”, continuou ela.
Por isso decidiu-se a realização dessa segunda reunião cujo convite foi enviado aos deputados federais, para que haja uma pressão mais forte pela aprovação da Proposta. No dia 03 de junho uma primeira reunião foi feita, também na Câmara dos Deputados, para pedir o apoio dos parlamentares nesse processo.
Maiores informações:
Isolete Wichinieski – (62) 9413-0298