COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

Documento reúne reflexões e apostas tecidas durante a nona edição do Fórum. Carta traz apontamentos construídos coletivamente durante todo processo iniciado há três anos, em seguimento à Carta de Tarapoto, fruto da edição anterior do Fospa, realizada no Peru.

O IX Encontro Internacional do Fórum Social Panamazônico (Fospa) foi realizada entre os dias 12 e 15 deste mês de novembro e reuniu cerca de 1.300 pessoas de diferentes países. Todo o processo envolveu a realização de 14 pré-fóruns, nos nove países da Pan-Amazônia, além da programação do Fospa Em Movimento.

Leia a Carta na íntegra:

CARTA DE MOCOA

Voltemos à terra: um apelo à unidade dos povos para tecer os caminhos em direção a uma vida digna na Amazônia

Com a permissão dos antepassados, homens e mulheres idosos, homens e mulheres sábios; do IX Encontro Internacional do Fórum Social Pan-Amazônico FOSPA, dirigimos estas palavras para que ressoem nos sentimentos daqueles que habitam e se relacionam com a Amazônia.

A Lei Maior que nos convoca a viver com dignidade na diversidade indígena, camponesa, negra, ribeirinha, urbana, de gênero e idade; chamamos a sentir a partir das espiritualidades, a olhar para dentro de nós mesmos, a fortalecer nossos laços e curar as feridas de nosso território e corpo, a ganhar a força interior, a unidade que, como povos, necessitamos para a compreensão e ação conjunta no cuidado e defesa da Amazônia.

- ACESSE O ATLAS DE CONFLITOS SOCIOTERRITORIAIS PAN-AMAZÔNICOS EM PORTUGUÊS (AQUI) E EM ESPANHOL (AQUI)

ESPERANÇA PARA A AMAZÔNIA

É o momento de voltarmos às nossas origens e planejar a vida conforme nossas próprias visões, espiritualidades e com nossas próprias mãos. Empresas e governos corporativistas mantêm uma organização estatal subordinada ao modelo de desenvolvimento do capital, com uma visão neoliberal de saquear os bens da mãe terra, que é a salvaguarda para a sobrevivência e o bem viver do povo aqui estabelecido. Esta apropriação abusiva e violenta ignora os habitantes, homens e mulheres, dos territórios amazônicos e espezinha os direitos humanos e os da natureza. Os Estados que afirmam representar os interesses dos cidadãos, mas colocam nosso patrimônio e nosso trabalho nas mãos de empresas transnacionais, são Estados traidores e criminosos.

O ecossistema amazônico é uma floresta de complexas interações e sabedoria natural com mega biodiversidades, expressões naturais e culturais, desde os Andes até o Atlântico. A defesa da floresta exige aprender a viver com ela, compartilhando suas próprias formas de abrigo, alimentação, economia, medicina e sabedoria ancestral, caminhando para relações de respeito e igualdade em nossas comunidades, erradicando todas as formas de violência.

Esta força vital não é compreendida nem compatível pela sociedade consumista com suas ambições extrativistas, que a partir de uma visão inaceitável de acumulação, age sem se importar com a destruição da casa comum, como sinal de uma decomposição da espécie humana, gerada por suas formas exploradoras de relacionamento. Aprenderemos a viver bem, consolidando comunidades autônomas com uma ética simples: a da vida, e suas manifestações  amazônicas  particulares;  com  processos  de  sobrevivência  e  convivência compatíveis  com  ela,  sabendo  que  a  defesa  da  floresta  amazônica  contribui  para  a conservação da vida no planeta.

Mais de mil pessoas de diversos países participam do IX Fospa

Hoje sofremos uma crise ambiental, social e política que vai contra este destino natural. A incapacidade  das  empresas  e  dos  Estados  de  proteger  a  humanidade  da  pandemia de Covid-19 expôs o fracasso do modelo neoliberal e mostrou, ao contrário, o aprofundamento estrutural das brechas sociais, étnicas e de gênero de um desenvolvimento colocado nas mãos do privado sobre o público, o que levou a uma alta concentração de riqueza, além de ter sido atravessada pela corrupção.

Em meio à intensificação da crise climática e de saúde que atinge especialmente as pessoas empobrecidas, as mulheres e os povos indígenas, os governos têm aproveitado para ditar políticas  de  "recuperação  econômica"  que  beneficiam  abertamente  grupos  financeiros  e empresariais. O confinamento tem servido para intensificar os megaprojetos de mineração e  energia,  infra-estrutura  e  a  expansão  da  agroindústria  e  da  pecuária  extensiva.  Estas medidas  anunciam  uma  época  de  extrema  despossessão  dos  elementos  vitais  para  a sustentabilidade física e cultural de todos os povos da Amazônia, rurais e urbanos.

Fospa exige ação imediata dos governos ante o etnocídio dos povos amazônicos

Este modelo está sendo imposto pelo crescente recurso a governos ditatoriais na tentativa de desmantelar, através de estratégias estatais e paraestatais, os processos de resistência dos povos à pilhagem e desterritorialização, atropelando os direitos de protesto social e oposição  política.  Hoje  vivemos  os  casos  da  Colômbia  e  do  Brasil,  onde  há  numerosos assassinatos de cuidadores de territórios e da natureza, bem como a situação na Venezuela, onde seu povo tem sido submetido a medidas coercitivas unilaterais de nível internacional. Mas também vemos com preocupação como a elite corrupta do Peru, liderada por grupos econômicos  e  políticos  ultraconservadores,  tentou  tomar  as  rédeas  do  poder  pela tempestade  para  impedir  o  surgimento  de  movimentos  alternativos  em  detrimento  das liberdades, da democracia e dos direitos humanos, tirando a vida de dois jovens.

Tudo  indica  que  perdemos  o  horizonte  da  vida  e  que  é  necessário  recuperá-lo urgentemente.  É  por  isso  que  o  chamado  para  retornar  à  origem,  às  nossas  raízes territoriais e culturais, a fim de corrigir profundamente os rumos que a história tomou, particularmente na Amazônia.  Avançar em direção à AMAZÔNIA     QUE QUEREMOS, implica no compromisso de todos nós com o desenvolvimento das seguintes tarefas que este IX FOSPA propôs:

Povos e culturas na identidade amazônica:

  • Fortalecer  a  identidade  amazônica  e  latino-americana  dos  povos  como  produto  de  um intercâmbio  complexo  que  deu  origem  à  diversidade  cultural  amazônica.  Promover  o reconhecimento dos países como uma diversidade territorial que inclui a Amazônia.
  • Defender  a  decisão  dos  Povos  em  Isolamento  Voluntário  e  Contato  Inicial  (PIACI)  e  a intangibilidade dos territórios ocupados por eles.
  • Reconhecer e proteger os anciãos de nossos povos indígenas, camponeses e negros como garantes da sabedoria ancestral e da memória cultural, em face da mercantilização de nosso conhecimento.
  • Do princípio da natureza saudável - povos saudáveis, propomos fortalecer nosso próprio sistema de saúde baseado na  medicina  ancestral e o  reconhecimento  de  aspectos culturalmente apropriados da saúde ocidental.
  • Desenvolver a educação intercultural comunitária como expressão do respeito e tecido das culturas na construção de uma cidadania plurinacional como povos amazônicos.
  • Trabalhar para a integração dos povos, a transformação de nossos conflitos territoriais e interculturais e de relações eqüitativas entre o rural e o urbano.
  • Repensar  o  processo  de  urbanização  em  direção  às  cidades  com  foco  amazônico, que reconhecem as territorialidades dos povos e culturas amazônicas nelas. Implica também a adoção da abordagem amazônica no sistema educacional, que forma consciências e práticas amazônicas na infância e na juventude.

Territórios e modos de vida:

  • Promover a soberania energética, hídrica e alimentar nos territórios da Amazônia, como expressão  da  gestão  comunitária  do  território,  com  a  participação  ativa  de  mulheres  e jovens.
  • Promover a transição democrática, justa e popular da energia para a comunidade e o uso público de energia limpa, tornando a produção, o acesso e o gozo da energia um direito dos povos da Amazônia.
  • Fortalecer e promover economias transformadoras como culturas de vida que contribuem para a implementação de relações de convivência harmoniosas com a Amazônia.
  • Promover economias locais ou de vizinhança e integração em um mercado autônomo com regras de intercâmbio comunitário e solidário.
  • Promover  a  agroflorestação  ecológica,  a  agricultura  familiar  camponesa  e  a  gestão comunitária da selva e das florestas, para a segurança alimentar e a soberania.

Autonomia e autogoverno:

  • Compreender,  adotar  e  expandir  iniciativas  de  governança  comunitária  baseadas  nos princípios da vida e da lei de origem como um guia para uma boa vida em harmonia com a Amazônia.
  • Valorizar a miscigenação e os pardos como parte integrante da construção social do território andino-amazônico.
  • Fortalecer  nossas  organizações  no  reconhecimento  e  respeito  pelo  direito  à autodeterminação dos corpos e territórios das mulheres, garantindo nosso compromisso de nos  envolvermos  na  erradicação  de  todos  os  tipos  de  violência  contra  as  mulheres  em nossas  práticas  familiares  e  comunitárias,  como  parte  do  desmantelamento  do  sistema capitalista e patriarcal.
  • Promover  a  articulação  da  diversidade  dos  processos  organizacionais  presentes  nas comunidades  indígenas, camponesas,  negras  e  urbanas,  de  mulheres,  jovens,  crianças  e outras associações de diversos setores, no campo e na cidade. 
  • Organizar/harmonizar os territórios amazônicos com base na vida da água, seus ciclos e cursos naturais, como uma forma de enfrentar os planos empresariais e governamentais. 
  • Coesão  do  tecido  social  e  comunitário  para  nos  curar  de  práticas  corruptas  em  nossos processos e lideranças, e para bloquear essa influência das empresas e governos estaduais em nossos territórios.
  • Fortalecer as experiências dos indígenas, camponeses e afrodescendentes como protetores da Amazônia e dos processos comunitários.
  • Construir  cenários  de  justiça  ambiental  e  popular  para  a  reivindicação  e  legitimação  de nossos governos comunitários. Para continuar e fortalecer a etapa dos caminhos anteriores - os horizontes exigem a vontade unitária de toda a diversidade de iniciativas que trabalham no cuidado integral da Bacia. Neste  caminho  continuaremos  a FAZER  A  AMAZÔNIA  PARA O BEM VIVER e  somos, então, chamados a promover a articulação de propósitos e experiências em torno das Iniciativas de Ação, cujas agendas como um todo se propõem a avançar as seguintes tarefas:
  • Promover  processos  de  ação-pesquisa  participativa  sobre  as  realidades  dos  sistemas  de energia,  alimentação,  educação,  saúde  e  água  na  Amazônia,  bem  como  sobre  a  vida comunitária, a fim de dar mais fundamentos às nossas alternativas.
  • Promover  a  vigilância  e  monitoramento  ambiental  participativo  e  o  mapeamento  sócio-territorial das organizações locais para acompanhar os conflitos gerados pelas atividades extrativistas, mega infra-estrutura e agroindústria, e para evitar a afetação de direitos.
  • Promover  intercâmbio,  treinamento  e  escolas  de  pesquisa  sobre  sistemas  de  produção sustentável na Amazônia.
  • Promover a Declaração Universal dos Direitos dos Rios e a intangibilidade das cabeceiras, fontes de água, rios e florestas nos territórios da Amazônia, a fim de evitar os impactos negativos  das  atividades  extrativistas,  agroindustriais,  hidrelétricas  e  transnacionais  das hidrovias.
  • Exigir que nenhum território amazônico seja declarado Distrito Mineiro, e que seu status como sujeito de direitos seja respeitado, conforme reconhecido pelas normas nacionais e internacionais para a proteção e cuidado da Amazônia.
  • Criar estratégias para o reconhecimento dos direitos territoriais, culturais e econômicos do campesinato, como sujeito social que contribui para o cuidado e a manutenção da vida na Amazônia.
  • Promover o Tribunal de Justiça sobre os direitos das mulheres da Amazônia Andina e suas decisões, a fim de tornar visíveis as lutas das mulheres, denunciar a violência racista, sexista e exploradora e exigir justiça e reparação para as vítimas. 
  • Incentivar  homens  e  mulheres  a  integrar  a  dinâmica  do  cuidado  domiciliar  em  sua  vida diária como forma de criar condições para a participação política das mulheres. 
  • Desenvolver  estratégias  jurídico-políticas  nacionais  e  internacionais  para  exigir responsabilidade  direta  das  empresas  e  instituições  financeiras  pelo  cumprimento  dos direitos humanos.
  • Promover campanhas e demandas internacionais na busca de sanções legais e sociais contra corporações que violam os direitos humanos.
  • Exigir que os Estados ratifiquem e implementem o Acordo de Escazú para a proteção da natureza e de seus defensores.
  • Promover ações que promovam a consciência ambiental das sociedades e exijam que os Estados reconheçam os direitos da natureza.
  • Avançar  na  articulação  das  diversidades  nos  processos  comunicativos  que,  numa perspectiva comunitária e democratizadora, reconhecem e ampliam as lutas e experiências dos  povos  da  Amazônia  e,  a  partir  de  suas  necessidades,  conhecimentos  ancestrais  e construções  coletivas  fortalecem  a  disputa  pelo  campo  eletromagnético,  digital  e  de software para o desenvolvimento qualificado de suas apostas. 
  • Promover planos de vida e ordenamento territorial a partir de nossas próprias visões, em oposição ao modelo de desenvolvimento extrativista e consumista do capital.
  • Construir  estratégias  políticas,  sociais  e  jurídicas  para  a  aplicabilidade  e  garantia  dos direitos  coletivos  dos  povos  indígenas,  afrodescendentes  e  camponeses  contra  as atividades das empresas que invadem nossos territórios e locais sagrados.
  • Exigir que os Estados ratifiquem e implementem plenamente a Convenção 169 da OIT e a Declaração sobre os Direitos dos Camponeses. Em  geral,  que  sejam  estabelecidos mecanismos  de  consulta  em  relação  a  qualquer  tipo  de  projeto  que  envolva  os  direitos territoriais das comunidades.
  • Acolher  a  data  de  22  de  setembro  como  o  dia  da  mobilização  pelos  direitos  dos  povos indígenas da Amazônia, e 5 de setembro como o dia das mulheres indígenas da América Latina.
  • Denunciar o modelo econômico do capital como o principal gerador da crise climática e ambiental, suas falsas soluções de "economia verde", e reconhecer o cuidado ancestral dos povos amazônicos e a necessidade de novos modelos de uso de energia, alimentos e água.
  • Promover as novas Iniciativas de Ação que surgiram no desenvolvimento deste IX FOSPA, tais  como  as  de  Transição  Energética,  Governo  Comunitário  e  Soberania  Amazônica, Biodiversidade Amazônica e Comunitária.

Desta  forma,  os  povos  amazônicos  e  andinos  reunidos  na  IX  FOSPA  reafirmam  nosso compromisso com a vida e a natureza, e chamam a fortalecer a grande aliança de nossa diversidade de pensamentos e formas de fazer, para a defesa e cuidado da Amazônia; com a orientação dos povos ancestrais, o diálogo do conhecimento e a harmonia com todos os seres que aqui vivem.

O  convite  é  tecer-nos  nestes  caminhos  do  Bem  Viver  e,  nesta  jornada  da  palavra, aprofundar nossos sonhos comuns e processar nossas diferenças.

Graças  à  participação  ativa  de  irmãos  e  irmãs  de  diferentes  partes  do  mundo, principalmente  dos  nove  países  da  Amazônia:  Brasil,  Bolívia,  Peru,  Equador,  Venezuela, Suriname,  Guianas  e  Colômbia, com  Mocoa -Putumayo- como  coração  do  IX  Fórum Social Pan-Amazônico realizado de 12 a 15 de novembro de 2020, consideramos que a maioria  dos  objetivos  da  Carta  de  Tarapoto  foram  alcançados,  e  estamos  planejando  o desenvolvimento da próxima etapa deste processo, que começou há 18 anos em Santarém, às margens do rio Amazonas, no Brasil. A jornada que continuamos rumo ao X FOSPA tem muitas  razões  para  que  o  encontro  se  multiplique  nos  territórios  da  Amazônia, denunciando os conflitos e, especialmente, promovendo alternativas.

Finalmente, desta chaga de vida, para expressar os sentimentos de solidariedade deste IX Encontro Internacional a todas as manifestações libertárias dos povos do Peru, Colômbia, Brasil  e  Venezuela,  que  neste  momento  estão  enfrentando  agressões  à  vida  e  à  livre autodeterminação.

PELA VIDA, DEFENDEMOS A AMAZÔNIA!

15 de novembro de 2020

Save
Cookies user preferences
We use cookies to ensure you to get the best experience on our website. If you decline the use of cookies, this website may not function as expected.
Accept all
Decline all
Read more
Analytics
Tools used to analyze the data to measure the effectiveness of a website and to understand how it works.
Google Analytics
Accept
Decline
Unknown
Unknown
Accept
Decline