Programado para ter sido realizado presencialmente, no mês de março deste ano, o evento foi adiado e adaptado aos meios digitais em decorrência da emergência sanitária causada pela Covid-19
Texto: Mário Manzi - Assessoria de Comunicação da CPT Nacional
A IX edição do Fórum Social Pan-Amazônico será realizado entre os dias 12 e 15 de novembro de 2020. Dividido em três eixos temáticos, separados em espaços virtuais denominados Malokas, o evento vai debater questões propostas no desdobramento dos 14 pré-fóruns realizados pelos países participantes e também durante série de webinares, realizados no percurso do Fospa em Movimento.
Ao todo mais de 1.300 pessoas de diversos países se inscreveram para as atividades. Para promover a inclusão de falantes de diferentes idiomas, haverá transmissão transmissões em tempo real das grandes plenárias, com interpretação simultânea para espanhol, português, francês e inglês.
As inscrições foram encerradas no dia 5 de novembro, mas é possível acompanhar o IX Fospa pelas redes oficiais do evento, bem como pelas organizações participantes, incluindo a página da CPT no Facebook.
As três grandes malokas são divididas nos seguintes eixos Povos e culturas na identidade amazônica, Territórios e caminhos de vida, e Autonomias e governo comunitário. Elas abrangem as 10 iniciativas de ação, que vem sendo discutidas, e são elas:
- Articulação e Defesa dos Rios
- A mudança climática e a Amazônia
- Mapeamento de conflitos Pan-Amazônicos
- Em defesa de nossos corpos e de nossos territórios / Tribunal de Justiça e Direitos das mulheres indígenas amazônicas
- Democratização da Comunicação para o Bem Viver
- Segurança e Soberania Alimentar
- Empresas e Direitos Humanos na Amazônia
- Promoção do uso da Convenção 169 da OIT na Amazônia
- Tributos e território - Caminho de proteger e promover economias alternativas
- Vidas negras na Pan-Amazônia
Representantes da CPT contribuíram diretamente, como parte do Comitê Internacional do Fospa. A iniciativa de ação “Mapeamento de conflitos Pan-Amazônicos” articulou o Atlas de Conflitos Socioterritoriais Pan-Amazônico, lançado virtualmente no dia 17 de setembro. A publicação editada em português e espanhol já soma mais de 1.400 downloads. Sob a organização da CPT, o Atlas envolveu a participação de organizações de Bolívia, Brasil, Colômbia e Peru. Durante o Fospa serão decididos pontos de continuidade da publicação, assim como o envolvimento de mais países pan-amazônicos.
- ACESSE O ATLAS EM PORTUGUÊS (AQUI) E EM ESPANHOL (AQUI)
O chamado “Processo Fospa” vincula-se ao Fórum Social Mundial e é realizado desde o ano de 2002. A IX edição tem a Colômbia como país anfitrião, precedido por oito reuniões internacionais realizadas em Brasil, Venezuela, Bolívia e Peru.
Durante os dias 27 e 28 de novembro será realizada a Feira Virtual de Experiências Comunitárias, que se constitui como um espaço de atividades autogestionadas, no qual as organizações e processos sociais da Pan-Amazônia apresentarão pesquisas, documentos, publicações, atividades econômicas, artísticas e sociais, entre outras ações. A iniciativa tem o objetivo de promover e tornar visível o que é produzido nos nove países que constituem a Pan-Amazônia.
Serviço
O IX Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa)
12 a 15 de novembro de 2020
www.forosocialpanamazonico.com
Transmissões:
📍Em espanhol // Youtube Foro Social Panamazónico
https://bit.ly/36kylSJ
📍Em português // Youtube Red Eclesial Panamazónica REPAM
https://bit.ly/2JUnOGi
📍Em inglês // Youtube Amazon Watch
https://bit.ly/3eSSS4I
📍En francês // Youtube
Asamblea Mundial por la Amazonía
https://bit.ly/36lVKDk
Twitter Fospa: https://twitter.com/FospaOficial