COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

Em decorrência ao cancelamento da IX edição presencial do Fórum Social Panamazônico (Fospa), que seria realizada entre os dias 22 a 25 de março em Mocoa, Putumayo, na Colômbia, o Comitê Internacional que organiza o Fórum anuncia nova data, para encontro virtual, para reconvocar comunidades, processos, organizações e pessoas

Confira o Comunicado na Íntegra:

Nova convocatória para o IX Encontro Internacional do Fórum Social Panamazônico (Fospa)

12-15 de Novembro de 2020

Para frear o etnocídio e o ecocídio das pandemias virais, exploratórias, racistas, patriarcais e neoditatoriais que ameaçam a vida dos povos e territórios amazônicos

Diante do apelo urgente de uma Amazônia assolada por pandemias que a ambição do sistema capitalista implantou sobre suas vitalidades, aproveitando a emergência sanitária que centralizou as decisões e encerrou as cidadanias, nós, das diversas organizações sociais e coletivos que promoveram processos de articulação em torno do FOSPA propomos convocar de forma virtual o IX Encontro Internacional, inicialmente previsto para março deste ano em Mocoa, Colômbia.

Reunião discute Fospa 2020 e Atlas de Conflitos Socioterritoriais na Pan Amazônia

Vivemos um momento histórico bastante complexo, no qual a expansão da Covid19 colocou em evidência os problemas estruturais da ordem social vigente, bem como sua incapacidade de responder às ameaças globais que se avolumam contra a humanidade e o planeta. Experimentamos, com a atual crise de saúde, situação que nos dá a certeza do que igualmente aconteceria com o agravamento da crise climática, trazendo consequências ainda mais fatais. O capital não vai deter sua máquina de acumulação de riqueza, sua razão de ser, e diante do colapso de sua economia com a pandemia, que paralisou a força de trabalho, pelo contrário, virá com uma atitude mais voraz e agressiva para arrancar os entranhas da Amazônia e escravizam os povos.

13 a 16 de novembro: Nova data do IX Fórum Social Panamazônico 2020

Esta realidade é um desafio incomum e exige uma resposta rápida e de raízes profundas. É urgente, portanto, avançarmos na qualificação das múltiplas propostas de defesa e cuidado integral da Amazônia, com uma visão programática de mudança em torno da identidade amazônica, dos modos de vida e de autogoverno, tecendo comunidades e sociedades para o Bem Viver. Que estimulemos nossas vontades, com a troca de experiências alternativas materializadas em nossos territórios. E que fortaleçamos as articulações sociais em torno das Iniciativas de Ação, para potencializar as capacidades transformadoras de cada organização e do processo como um todo.

IX Fórum Social Panamazônico é lançado em Bogotá

Consequentemente, convocamos todas as comunidades, processos, organizações e pessoas que se inscreveram nas diferentes atividades do IX FOSPA MOCOA-2020, e todos aqueles que neste momento colocaram suas preocupações na Amazônia, a reiniciar este caminho rumo ao IX Encontro Internacional, que acontecerá de 12 a 15 de novembro, agora em regime virtual. Em breve compartilharemos mais informações sobre a programação e os canais de acesso a este importante encontro, entretanto, os aguardamos em todas as atividades preparatórias que serão realizadas durante este tempo no âmbito do que denominamos Fospa en Movimiento.

COMITÊ INTERNACIONAL  DO FÓRUM SOCIAL PANAMAZÔNICO –FOSPA

Amazônia, 18 de agosto de 2020

http://www.forosocialpanamazonico.com

 

 

Gostou dessa informação?

Quer contribuir para que o trabalho da CPT e a luta dos povos do campo, das águas e das florestas continue? 

Clique aqui e veja como contribuir