Autoridades devem retomar sede dos três Poderes e investigar os responsáveis imediatamente pelos atos antidemocráticos golpistas
Cerca de 45 organizações e movimentos sociais que compõe o Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos lançam nota cobrando investigações aos responsáveis pelos atos antidemocráticos ocorridos ontem (8) em Brasília(DF), onde apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram os principais prédios públicos na Praça dos Três Poderes.
Confira a nota na íntegra:
O Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos (CBDDH), coalizão composta por 45 organizações e movimentos sociais, repudia veemente os atos golpistas de extremistas bolsonaristas que invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do STF (Supremo Tribunal Federal) na tarde deste domingo (08).
Desde o final do segundo turno, há mais de dois meses terroristas extremistas já sinalizavam e reivindicavam de forma antidemocrática a invalidação das Eleições de 2022, sem nenhuma comprovação de fraude eleitoral, questionavam os resultados do pleito presidencial encerrado em outubro de 2022.
Para o Comitê Brasileiro DDH, é urgente que as autoridades responsáveis evitem que as instituições democráticas sejam ameaçadas por supostos “patriotas” que, em ato explícito de ataque às principais instituições democráticas brasileiras, tentam impor uma suspeição do processo eleitoral já diplomado, reconhecido e legitimado. Recomendamos que seja dado seguimento a intervenção federal e a responsabilização de todos os envolvidos.
Não existe razoabilidade em qualquer argumento de que as forças de segurança do Estado e de Inteligência do Estado não tenham identificado de forma prévia os extremistas, que chegaram sem qualquer bloqueio à sede do governo federal. Portanto, as forças de segurança devem ser investigadas a fim de se identificar se houve leniência por parte de seus membros.
Por fim, o CBDDH reitera a credibilidade que tem na integralidade do processo eleitoral brasileiro e na eleição democrática do Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva. Exigimos a responsabilização de todos os envolvidos nos atos terroristas da tarde de hoje em Brasília. E que sejam asseguradas medidas para os defensores ameaçados.