COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

A conferência, que acontece a cada quatro anos, é o encontro é o espaço mais importante da tomada de decisões da Via Campesina. Confira a Carta Final do Encontro:

(Da Página do MST 

Terminou no último dia 24 de julho a 7ª Conferência Internacional da Via Campesina. Cerca de 450 movimentos camponeses de todas as partes do mundo se reuniram para continuar a luta contra o capitalismo e propor medidas concretas para construir um mundo alternativo baseado na dignidade e na soberania alimentar.

A conferência, que acontece a cada quatro anos,  é o encontro é o espaço mais importante da tomada de decisões da Via Campesina.

Abaixo confira a carta oficial da conferência: 

Euskal Herria-País Basco, 16 ao 24 de julho de 2017

Delegados e delegadas da La Via Campesina, representando os nossos movimentos e organizações, estamos reunidos no País Basco de 16 ao 24 julho 2017 para celebrar nossa VII Conferência Internacional. Euskal Herria é uma terra bonita de solidariedade, luta, resistência, com sua própria língua, onde a tradição de boa comida produzida por agricultores/as e pescadores/as locais, é mantida viva. Nós os camponeses/as, trabalhadores/as rurais, sem terra, povos indígenas, pastores, pescadores/as artesanais, mulheres camponesas e outros povos que trabalham no campo em todo o mundo declaramos que nós alimentamos nosso povo e construir um movimento para a mudança o mundo.

Com o aumento do capital financeiro, tem havido um período concentração desenfreada da nossa água, semente, terra e território. Tecnologias perigosas são promovidas, às vezes com impactos irreversíveis, tais como transgênicos produção animal confinado em grande escala e biologia sintética. Acelera-se a substituição das economias produtivas reais pela economia financeira, sob a dominação do capital especulativo. As megafusões concentrar mais do que nunca o domínio sobre os sistemas alimentares. Há uma nova fórmula do neoliberalismo combinado com o discurso do ódio, em que os problemas causados pela mesma concentração de riqueza estão sendo usados para dividir o nosso povo e criar conflitos étnicos, religiosos e migrante. Estamos enfrentando uma onda de violação dos nossos direitos humanos, companheiros e companheiras mortas, presos, torturados e ameaçados em todo o mundo.

Os concentradores de recursos fazem guerra contra nós, muitas vezes através da OMC, Banco Mundial, FMI, o imperialismo, os acordos de livre comércio e leis que privatizam os nossos bens comuns, mas cada vez mais através de bombardeio, ocupação militar e as medidas econômicas genocidas. Nós estamos em solidariedade com a Palestina e outros povos que continuam a sofrer e resistir contra essas imposições. Milhões de migrantes e refugiados estão sendo deslocados pela guerra e falta de acesso às necessidades básicas.

Além disso, em muitas sociedades sopra um vento frio de xenofobia, racismo, fundamentalismo religioso e ódio de classe. A criminalização da migração e protesto social está ligada ao poder da mídia corporativa hegemônica que demoniza os setores organizados do povo. A mídia corporativa defende os interesses do capital e, recentemente, estão promovendo a derrubada de alguns governos e colocando outros. O poder midiático manipula grandes segmentos da população, criando condições para violações dos direitos humanos.

O sistema capitalista e patriarcal não é capaz de reverter a crise em que vive a humanidade, apenas continue destruindo nossos povos e aquecendo à Mãe Terra. A Terra está viva mas o capitalismo é uma doença que pode matar.

Diante dessa grave situação, nós:

  1. Nós alimentamos nosso povo:

Por mais de meio século, nós foram vendidos a ideia da "revolução verde", que não tem nada revolução ou verde. Sob o pretexto de produtividade ao curto prazo, este modelo de agronegócio tem envenenado o solo, monopolizado e poluído a água, tombado florestas, secado rios e substituído as nossas sementes com sementes comerciais e transgênicas. Em vez de acabar com a fome, o agronegócio tem criado mais problemas de alimentação, e deslocados ao povo do campo. É um modelo de agricultura sem agricultores / as altamente excludente. Enquanto o agronegócio recebe subsídios e políticas favoráveis, em nossa agricultura camponesa e indígena vamos continuar fazendo o que temos feito há milênios: produzir alimentos saudáveis para as nossas famílias, comunidades e povos.

Enquanto os governos impor leis de sementes que garantem a privatização e os lucros das transnacionais, nós cuidamos as sementes camponesas, trabalhadas, selecionado e melhorado por nossas antepassadas. Nossas sementes são adaptadas à nossa terra, onde com manejo agroecológico produzimos sem a necessidade de comprar agrotóxicos ou outros insumos externos. Nossa agroecologia camponesa alimenta o solo com matéria orgânica, se baseia na biodiversidade, preserva e restaura variedades de sementes e raças de animais camponês, trabalhando com a sabedoria dos povos e com a Mãe Terra para nos alimentar. Sua principal fonte é o conhecimento camponês indígena, ancestral e popular que temos acumulado ao longo de gerações, dia a dia, através da observação e pesquisa constante em nossa terra, compartilhada após durante trocas entre camponeses e entre as nossas organizações. Nossa agroecologia tem um camponês e popular; ela não se presta a soluções falsas como o capitalismo “verde”, os mercados de carbono e a agricultura "climaticamente inteligente". Rejeitamos qualquer tentativa de cooptação da agroecologia pelo agronegócio.

A agroecologia camponesa é a base da nossa proposta e visão da soberania alimentar dos povos dos povos do mundo. Para fazer isso, insta uma verdadeira reforma agrária abrangente e popular, a defesa dos camponeses e territórios indígenas e a recuperação dos sistemas alimentares locais.

Além de fortalecer e desenvolver nossos mercados de camponeses, precisamos construir novas relações entre as classes populares do campo e da cidade, bem como novos canais de distribuição e vendas, a construção de um novo modelo de relações sociais humano, econômico e baseada no respeito , solidariedade e ética. A reforma agrária, agroecologia camponesa e a soberania alimentar, esfriamos o planeta e construímos sociedades mais justa e humana.

  1. Construímos movimento:

A humanidade em crise busca soluções. Cada vez mais, o nosso movimento é uma referência para os povos que lutam. La Via Campesina continua a crescer e nossa proposta se fortalece. No entanto, os nossos inimigos também se fortalecem e nossa construção de movimento enfrenta desafios para avançar.

A luta de massas é o coração da Via Campesina. O trabalho de base das nossas organizações devem ser reforçadas, para integrar mais trabalhadores e trabalhadoras do campo, mais camponeses e camponesas , mais comunidades indígenas, mais migrantes, mais aldeias da diáspora africana, mais atingidos/as pelo modelo do capitalismo agro-hidro -extrativista. Precisamos fortalecer as parcerias a nível local, nacional e internacional, sobretudo entre as classes trabalhadoras do campo e da cidade

Nosso movimento tem o patriarcado como inimigo. O caráter feminista da Via Campesina reforçar a nossa unidade e compromisso de combater pela igualdade e equidade de gênero. A chave para o fortalecimento de nossas próprias organizações e alcançar alianças mais amplas é a construção de um movimento feminista camponês dentro Via Campesina. Fortalecer a participação política das mulheres em todas as áreas e níveis de nosso movimento. Nossa luta é por um fim a todas as formas de violência contra a mulher: física, sexual, psicológica e econômica. Comprometemo-nos a aumentar nossa capacidade de compreender e criar ambientes positivos em torno de gênero dentro das nossas organizações e nossas alianças. A falta de tolerância para a diversidade é parte do processo de mudança da juventude rural. Um campo diversificado, não violento e inclusivo é crucial para La Via Campesina.

Em todo o mundo a juventude tem sido cada vez expulsos do campo pelas várias formas de capital e patriarcado e a discriminação de idade restringe a sua visibilidade e participação plena em nossas organizações. E nós nos comprometemos com as novas gerações no campo e em nosso movimento, buscando a plena inclusão dos jovens nas áreas de liderança e de tomada de decisão dentro das nossas organizações, formação e produção de alimentos agroecológicos.

Milhão de nós migrou como forma de resistência para não desaparecer como povos, como camponeses/ as, como as mulheres ou como jovens. Desafiamos limites, derrubamos muros e enfrentamos o racismo e a xenofobia. Nós construímos um movimento articulando a camponeses/as, trabalhadores / as rurais e migrantes, e não como vítimas merecedoras de assistência, mas como detentores de direitos, incluindo o nosso direito à livre circulação.

Nosso trabalho com nossos aliados para conseguir uma Declaração da ONU sobre os direitos dos camponeses e outras pessoas que trabalham em áreas rurais é de fundamental importância para centenas de milhões de pessoas em todo o mundo. Vamos fortalecer o trabalho país para conseguir a adoção. Este instrumento crucial vai fortalecer os direitos dos povos do campo para proteger seus meios de vida e continuar a alimentando o mundo.

Temos de continuar a acelerar a formação política e ideológica, organizacional e técnica com os nossos próprios pensamentos, formando pessoas para a luta e para a transformação porque sabemos a educação convencional quebra com a nossa identidade e pensamento. A formação é crucial para os nossos movimentos criar sujeitos novos e ativos, sujeitos para forjar nosso próprio destino. Em nossa luta também é necessário para continuar a construir a nossa própria comunicação autônoma e parcerias com meios de comunicação alternativos, o que nos tornaria conscientes da nossa cultura, a nossa dignidade e nossa capacidade de transformar a sociedade.

  1. Para mudar o mundo:

O caminho é longo. Estamos crescendo como um movimento, mas o capitalismo selvagem e guerras de um sistema global em crise colocaram todos nós, nossas comunidades, organizações e sociedades em situação de risco. Diante a barbárie é urgente construir outro futuro para a humanidade. Em um contexto extremamente complexo, La Via Campesina é uma motor de luta pela transformação e garante a paz no mundo. Através do nosso trabalho diário no campo, a nossa contribuição global para a alimentação, nossas parcerias e nossa luta pela soberania alimentar, temos conseguido a confiança de grande parte dos povos e movimentos. Nós assumimos a responsabilidade de continuar a semear a paz neste planeta, assim como temos globalizado da luta e semeado a esperança em todos os cantos do mundo.

É de particular importância que a nossa luta tenha alcançado um novo reconhecimento do campesinato, e conseguiu mudar os próprios termos de debates internacionais e nacionais sobre alimentação, agricultura e rural. Nunca mais as políticas serão formuladas sem ouvir as nossas vozes em alto, ou sem estar na mesa o tema dos direitos dos camponeses, agroecologia, reforma agrária e, especialmente, a soberania alimentar.
Crescer e fortalecer-nos como um movimento significa cuidar do trabalho de base, forma alianças, luta contra o patriarcado, o imperialismo e o capital financeiro com convicção, compromisso e disciplina. Esta luta é fundamental para a humanidade e a supervivência da Mãe Terra. De Euskal Herria, fazemos um chamado aos povos do mundo para lutar junto. É hora de construir um mundo de fraternidade e solidariedade entre os povos.

“Alimentamos nosso povo e construímos movimento para mudar o mundo”


 ¡Globalizemos a luta! 
¡Globalizemos a esperança!

Leia também: Assembleia de Jovens da Via Campesina reúne no país basco representantes da juventude camponesa mundial

“Com feminismo e soberania alimentar vamos mudar o mundo!”

VII Conferência da Via Campesina: Camponeses de 70 países se reúnem no país Basco

 

 

Save
Cookies user preferences
We use cookies to ensure you to get the best experience on our website. If you decline the use of cookies, this website may not function as expected.
Accept all
Decline all
Read more
Analytics
Tools used to analyze the data to measure the effectiveness of a website and to understand how it works.
Google Analytics
Accept
Decline
Unknown
Unknown
Accept
Decline