Por CPT Ceará
Na manhã do último sábado (15), a Praça de Cuba, no centro de Sobral (CE), foi palco da Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária, reunindo agricultores, consumidores e organizações sociais em um espaço de valorização da produção rural sustentável. De forma direta e indireta a feira mobilizou para mais de 4 mil pessoas, desde expositores, feirantes, equipes de trabalho e público participante.
O evento destacou a importância da agricultura familiar e do comércio justo, promovendo a troca de saberes e a comercialização de produtos agroecológicos diretamente dos produtores para a população.
Com o lema "Somos terra, somos água, somos vida", a feira reforçou a necessidade de políticas públicas para fortalecer a agricultura camponesa e garantir o bem viver no campo e na cidade. Frases como "Se o agricultor não planta, a cidade não janta!" e "Reforma agrária quando? Já!" ecoaram entre os participantes, que expressaram a busca por mais investimentos no setor e a defesa da agroecologia como alternativa sustentável para a produção de alimentos saudáveis.
.
A feira foi realizada pelo Instituto Veredas da Cidadania, Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Governo do Estado do Ceará, Instituto Teias da Juventude (ITJ) e Comissão Pastoral da Terra (CPT), que segue na luta por um modelo de desenvolvimento sustentável e inclusivo para o campo. Para a mobilização de expositores, a Feira contou com o apoio da Incubadora Social da UVA, da Secretaria da Agricultura de Sobral e da Cáritas Diocesana de Sobral.
Os organizadores ressaltaram que iniciativas como esta fortalecem a economia solidária e incentivam práticas que preservam o meio ambiente, reafirmando o compromisso com a soberania alimentar e a justiça social.