Por CPT NE2
A prefeitura de Barreiros, município da Zona da Mata de Pernambuco, ameaça fechar três escolas do campo, situadas nos assentamentos Bom Jardim, Engenho São Domingos e Engenho Duas Barras. Mas as famílias estão mobilizadas para impedir esse ataque à educação do campo e contam com o apoio da Escola da Terra do IFPE, da CPT, da Fetape, do MST e do Comitê Pernambucano de Educação do Campo do estado.
Hoje, 13, está prevista a realização de uma reunião no assentamento Bom Jardim para discutir o problema com representantes da prefeitura, das comunidades e de organizações que lutam pela educação no campo. São cerca de 100 estudantes que poderão perder o direito à educação contextualizada caso a prefeitura concretize a ameaça de fechamento.
No último domingo, uma reunião foi realizada sob um pé de jambo no assentamento Bom Jardim, com a participação de mais de 60 mães e pais de estudantes, além de representantes de movimentos sociais, do IFPE e do Comitê Pernambucano de Educação do Campo. Segundo informações locais, na ocasião foram denunciadas diversas irregularidades no processo de fechamento, incluindo falsificação de ata e divulgação de desinformação sobre legislações inexistentes.
As famílias estão comprometidas com a luta pela educação do campo e exigem não apenas a manutenção das escolas, mas também melhores condições de ensino e estrutura para os/as estudantes do campo!
FECHAR ESCOLA É CRIME!
*Com informações do IFPE.