Por Comunicação CPT Nacional,
com informações da CNBB e Prelazia do Marajó
A Comissão Pastoral da Terra (CPT) Regional Pará emitiu Nota de Pesar pelo falecimento do bispo emérito da Prelazia do Marajó, Dom José Luís Azcona Hermoso, ocorrido nesta quarta-feira, 20 de novembro de 2024. Dom Azcona tinha 84 anos de idade e estava internado em cuidados paliativos no Hospital Porto Dias, em Belém.
Nascido em Pamplona, na Espanha, Dom Azcona é reconhecido internacionalmente pela luta contra o tráfico humano e contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no Marajó, bem como a devastação ambiental e a pesca predatória na região, uma luta de 37 anos no episcopado, sucedido por Dom José Ionilton Lisboa, atual presidente da CPT.
Confira a nota completa, que também pode ser baixada aqui.
“Se com Ele morremos, com Ele viveremos” (2 Tm 1,11).
Caro Dom Ionilton,
Nós da Comissão Pastoral da Terra do Regional Pará lhe saudamos, e também à toda a Prelazia do Marajó, neste dia em que o bispo emérito Dom Jose Azcona fez a sua Páscoa definitiva. A todo o povo de Deus presente nesta Prelazia – povo marajoara, vida consagrada e padres – estendemos nossos sentimentos de solidariedade e amizade, assim como nossas orações e a esperança do consolo eterno junto de Deus. Somos gratos a Dom Jose pela acolhida e espaço dados à CPT na Prelazia, da mesma forma como também atuou em outras frentes sociais contra a violação da dignidade e dos direitos humanos, revelando verdadeiro amor a Deus e ao povo.
Desejamos que o testemunho e as boas obras de Dom Azcona fecundem as terras marajoaras e alimentem uma fé corajosa e comprometida no coração de cada fiel que habita esta Prelazia.
Com nossos sinceros pêsames,
Comissão Pastoral da Terra
Regional Pará
Belém, 20 de novembro de 2024